Série Mortal Kombat - 1º parte: O Gore chegou  

Série Mortal Kombat - 1º parte: O Gore chegou  

Materia feita na data de 14/05/2019, Autor: Leonardo Silva

Surgido em outubro de 1992 e chegando até o ano presente, 2019, Mortal Kombat chega com gás total pertinho de completar 27. Se tornou uma das franquias mais violentas e polemicas do mundo, inaugurando o gore no mundo dos videogames, ao menos de forma explicita, como nunca antes vista. A franquia Mortal Kombat com certeza está enraizada nos corações dos “Old gamers” que gastavam fichas e mais fichas nos fliperamas e continua conseguindo a adesão de novos jogadores a medida que se reinventa com maestria nas plataformas existentes.

 

O primeiro Mortal Kombat surge nos arcades dividindo o gosto dos jogadores com os jogos que eram febre no momento, tais como Fatal fury e Art of fighting, mas rivalizava mesmo com Street Fighter, porem, lógicamente cada um desses jogos tinha suas peculiaridades e seus fatores de originalidade para a época. Mortal Kombat atraia os olhares por conta de suas finalizações violentas e também por usar Sprites (as imagens dos personagens postas em posições diferentes para dar a sensação de movimento) de pessoas, outro grande fator inovativo da franquia.

 

 

Eu me lembro de quando era criança, mas especificamente em 93, toda vez passava por uma casa de fliperamas quando voltava da escola, e nessa casa não faltava maquina de Street Fighter. Em um desses dias apareceu uma maquina de Mortal Kombat e pra mim foi uma novidade enorme (na verdade, naquela época, tudo pra mim era novidade) ver um jogo com figuras humanas, parecendo um filme (eitaaaa), só isso já era suficiente pra encher meus olhos. Em um desses dias, coloquei uma ficha nessa maquina, mas como eu era muito menino, minha ficha era sempre dividida com aqueles camaradas que parece que não tinha casa, os “piolho de fliperamas” que sempre pediam pra passar da fase pra pessoa, pois bem, joguei com Sub-zero, perdi a primeira e o camarada lá pegou a segunda e a terceira rodada, quando ganhou, tentou fazer um negocio lá que não entendi direito, mas que não deu em nada. No segundo adversário veio Raiden, perdi a primeira (como era de se esperar) e na segunda rodada o camarada perdeu também, o Raiden veio na direção do sub-zero e estourou a cabeça dele … e eu fiquei sem reação. Só viria a ver coisas do tipo na realidade com terroristas, nunca imaginei ver isso em um videogame, e acredito que muitos se sentiram assim quando deram de cara pela primeira vez com Mortal Kombat.

 

 

Enredo

 

Mortal Kombat I tem como enredo, um torneio milenar que acontece para dar a oportunidade do plano terreno se defender de Outworld, outro plano dimensional, cujo seu governante, Shao Kahn, (que só vem a aparecer do Mortal Kombat II em diante) é imperador e tem sede de conquista. Os torneios do Mortal Kombat tem como vencedor supremo aquele plano dimensional que conseguir 10 vitorias consecutivas, que significa para a terra, se livrar de uma vez por todas do império de Outworld, e por sua vez, para Outworld, significa o direito de invadir a terra. Esse torneio é uma imposição dos deuses anciãos e vem sendo organizado por Shang Tsung, um feiticeiro que se apresenta como um velho no primeiro torneio, dentre seus poderes, tem a propriedade de se transformar nos guerreiros vencidos em combate e que tiveram suas almas capturadas por ele. O protetor da terra Raiden, o deus do trovão, organiza com o plano tereno os melhores lutadores para representar a terra no Mortal Kombat, Em determinado ponto da história que precede o torneio do primeiro game, um torneio é iniciado e um dos grandes lutadores é um monge chamado Kung Lao. Ao final desse torneio, Kung Lao consegue vencer Shang Tsung e leva Outworld a derrota. No torneio seguinte, Shang Tsung trás um trunfo na manga, um lutador de 4 braços, de uma raça de seres viventes em Outworld chamada Shokans e porte muito superior ao de um ser humano e fatalmente, acaba vencendo Kung Lao e o plano terreno, dando inicio a varias vitórias consecutivas de Outworld.

 

 

Outworld já havia conquistado o 9 torneio, e o contexto do Mortal Kombat se passa justamente no 10 torneio, o ultimo para que Outword conquistasse o direito de invadir a terra, mas nesse torneio, Liu Kang descendente de Kung Lao, vence Goro, e na final, vence também Shang Tsung, sendo o grande campeão do Mortal Kombat.

 

 

Jogabilidade

 

O primeiro Mortal Kombat tinha uma cadencia relativamente lenta, um ritmo pesado e um pouco de delay na movimentação dos personagens. Uma boa parte dos comandos fugiam do padrão dos jogos de luta, que requeriam meia lua pra frente ou pra tras, apertando soco ou chute, exemplo do Hadouken de Ryu do Street Fighter, que era pra baixo e pra frente no botão de soco, em Mortal Kombat, a Fireball de Liu Kang é apenas dois toque pra frente no soco, assim como a corrente de Scorpion é dois toques pra traÅ› no soco. Mortal Kombate apresenta os botões diferentes das outras franquias de jogos também, enquanto Street Fighter tem 3 botões de soco e 3 de chute, Contando respequitavamente em fracos, médios e fortes, Mortal Kombat possui 2 botões de soco e 2 de chute, mas no lugar de intensidade, temos a altura do golpe (soco alto e soco baixo por exemplo) e também, temos 2 botões iguais de defesa, coisa que nenhum outro jogo de luta ( significativo) usou. Os combos, sequencias de golpes que se encaixam e abrem vantagens na barra de vida aumentando o dano tirado, em Mortal Kombat I também era diferentes, pois a maioria dos combos se resumiam a pular em cima do oponente e acerta outro golpe enquanto ele cai, ou então, enquanto o oponente cai de um pulo, acertar uma magia e logo depois um ataque com o corpo

 

 

Os personagens jogáveis se resumiam a apenas 7, uma media relativamente aceitável pra época, sendo 6 homens, Kano, Sub-zero, Liu Kang, Raiden, Johnny Cage e Scorpion, e uma 1 mulher, Sonya Blade. Eu me lembro que das vezes em que eu passava no fliperama, nos idos de 93, por incrivel que possa parecer, nunca via os jogadores na tela de seleção, e das vezes que via a maquina “jogando sozinha“, e na tela de título ficava passando a foto dos lutadores como se fosse um rolo de microfilme, dava a impressão o jogo era repleto de lutadores, mas só me toquei da quantidade quando coloquei a primeira ficha nessa maquina, no momento que foi citado acima.

 

 

Por esses fatores, alguns falam que Mortal Kombat I é um jogo que “envelheceu mal”, acaba não despertando tanto a curiosidade das novas gerações de jogadores, e alguns “Olds” que não jogam a tempos, quando vão jogar, se surpreendem novamente com as limitações desse jogo, mas invariavelmente não quebra a nostalgia e todo carisma que esse jogo trouxe para a época.

 

Segredos

 

The Pit: devo salientar que além da grande inovação que foram os Fatalitys, Mortal Kombat I também trouxe, engatilhado com as finalizações, os “stage fatalitys”, que era uma interação dos lutadores com o estagio nos finais da luta. Quem nunca se surpreendeu ao ver pela primeira vez um gancho dado no final da luta, levar o oponente até outro local do estágio e ser finalizado? Era o caso do estágio “The Pit” (a ponte) onde, no momento do Fatality, você dava um gancho no oponente e em vez dele cair no chão normalmente como acontece durante o jogo, ele sai caindo e ultrapassando a ponte até se espatifar no sub piso do estágio, onde está cheio de estacas.

 

 

O Ninja verde: outro segredo em Mortal Kombat é o ninja verde, conhecido como Reptile, que se movimentava muito mais rápido do que os outros personagens. possuía as mesmas técnicas de Sub-zero e Scorpion, sua cor, por sinal, é a junção das cores desses dois ninjas. Para jogar contra Repttile, era necessário fazer um monte de pré-requisitos, dentre um deles, vencer os dois rounds na luta que ocorre no estágio “the pit” sem colocar defesa e finalizar com um fatality, lembrando que isso tudo só terá validade se durante a luta, o vulto de uma bruxa passar na frente da lua do cenário.

 

 

Curiosidades

 

Ermac: Os ninjas de Mortal Kombat foram feito a partir do mesmo modelo e as roupas, apesar de terem cores diferentes, era a mesma ea mudança era digitalizada. Na verdade a cor era vermelha, mas no momento que os programadores estavam testando o jogo, eles nomearam o erro ocorrido com o Scorpion ao não apresentar a sua cor equivalente, com as palavras “Er mac”, que remetia a “Error Macro”, e daí, de alguma forma se espalho o boato sobre de que havia mais um ninja escondido em Mortal kombat. Devo confessar que esse boato não circundava pelos fliperamas que eu frequentava, e só vim saber diso anos mais tarde, mas de qualquer forma esse tal ninja só veio aparecer em Ultimate Mortal Kombat 3, alguns anos mais tarde.

 

 

Mortal Kombat – O filme: Lançado em 1995, o primeiro filme do Mortal Komabt teve grande sucesso de bilheteria e boas criticas, sendo um contra ponto ao filmes de jogos anteriores, inclusive o filme de Street Fighter. Com um enredo fiel ao jogo e com ótimas coreografias de luta, o filme ainda trazia Christopher Lambert no papel de Raiden e Cary-Hiroyuki Tagawa no papel de Shang Tsung

 

 

Os aventureiros do Bairro Proibido: Esse é um filme americano de 1986. Nele, um caminhoneiro e um amigo têm suas namoradas sequestradas por um gangue em Chinatown e tem que enfrentar um feiticeiro chamado Lo Pan, que em primeiro momento aparece todo bem vestido, barba escura e soltando feixes de luz pelos olhos e boca, e em momentos seguintes, aparece em cima de uma cadeira de rodas, envelhecido e com cabelos grisalhos. Quase sempre, sua presença é acompanhada de duas entidades com chapéus enormes e que soltam raios e trovões pelas mão e pelo corpo. Bem dadas as referencias, esse dois citados lembram claramente e respectivamente Shang Tsung e Raiden. Se você já viu esse filme, não fica complicado ligá-lo ao game, pois notoriamente ele bebeu muito desse filme, de qualquer forma, se você não viu, vale a pena procurar e ver.

 

 

Atores

 

Richard Divizio: Kano

 

 


Elizabeth Malecki: Sonya

 

 


Ho Sung Pak: Liu Kang, Shang Tsung

 

 


Carlos Pesina: Raiden

 

 

Daniel Pesina: Sub-Zero, Scorpion, Reptile, Johnny Cage

 

 

 

Até a próxima!!!







Gostou da matéria?

Mande uma mensagem diretamente para nosso sistema e assim que possível te responderemos. Aproveite para sugerir alguma matéria também.

Que tal compartilhar com seus amigos

Compartilhe em suas redes sociais, isso irá ajudar outras pessoas a conhecer nosso trabalho