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8 jogos de RTS que são a base do gênero

8 jogos de RTS que são a base do gênero

Materia feita na data de 25/07/2025, Autor: Leonardo Silva

O gênero RTS (Real-Time Strategy) revolucionou a forma de jogar ao introduzir mecânicas de estratégia em tempo real: construção de bases, coleta de recursos, gestão de exército e posicionamento tático, tudo acontecendo simultaneamente. Nos anos 1990 e 2000, esses jogos dominaram os PCs e moldaram toda uma geração. Sua gameplay com ênfase em microgerenciamento e decisões rápidas tornaram o estilo clássico atemporal.

A algum tempo fizemos uma matéria falando sobre a importância do gênero, seu auge e como está o gênero hoje em dia. você pode conferir a matéria aqui , Hoje vamos trazer 8 jogos que não apenas definiram o gênero como continuam sendo referência para novos desenvolvedores e fãs de estratégia ao redor do mundo. Vamos mergulhar na nostalgia e descobrir por que esses clássicos ainda resistem ao tempo.

8º Lugar:

Total Annihilation - 1997

Total Annihilation foi lançado em 30 de setembro de 1997, desenvolvido pela Cavedog Entertainment e publicado pela GT Interactive para PC (Windows). Naquele ano, o gênero RTS estava em crescimento explosivo com o sucesso de Command and Conquer e Age of Empires. Mas Total Annihilation se destacou ao trazer batalhas de larga escala com unidades tridimensionais e terrenos com elevação, algo inédito até então. Ele é considerado um dos primeiros RTS a usar gráficos totalmente 3D em unidades, o que era revolucionário para a época. Como curiosidade, o jogo teve trilha sonora orquestrada, o que também foi raríssimo para o gênero nos anos 1990.

O enredo gira em torno da guerra entre duas facções futuristas: o Core e os Arm. Após séculos de guerra civil em que as mentes humanas passaram a ser transferidas para máquinas, o universo é tomado por conflitos interplanetários sem fim. A jogabilidade oferece coleta de dois recursos principais — energia e metal — e construção de fábricas, defesas, e uma variedade enorme de unidades terrestres, aéreas e navais. A interface era avançada, permitindo comandos em fila, patrulhas automatizadas e controle em larga escala, o que influenciou o design de jogos como Supreme Commander.

Incluímos Total Annihilation na lista por ele ter sido inovador tanto em mecânica quanto em tecnologia, oferecendo escala, complexidade e liberdade tática raramente vistas na época. Ele não só inspirou uma legião de fãs como também gerou spiritual successors como Planetary Annihilation e Supreme Commander, mantendo viva sua influência no subgênero sci-fi de RTS.

Total Annihilation: um grande jogo que ajudou a moldar a grande leva de RTSs na passagem dos anos 90 para 2000
Total Annihilation: um grande jogo que ajudou a moldar a grande leva de RTSs na passagem dos anos 90 para 2000
O jogo conseguia trazer cenários diversificados com água e elevações
O jogo conseguia trazer cenários diversificados com água e elevações

7º Lugar:

Command and Conquer - 1995

Lançado em 26 de setembro de 1995 para DOS, com versões posteriores para Windows, Mac, Sega Saturn, PlayStation e Nintendo 64, Command and Conquer foi desenvolvido pela Westwood Studios e publicado pela Virgin Interactive, estabelecendo as bases do RTS moderno. Seguindo Dune II, lançado em 1992, o jogo elevou o padrão técnico e estratégico: introduziu faccionais assimétricas, interface otimizada e cutscenes em FMV — uma novidade que misturava narrativa e estilo cinematográfico ao gameplay. Além disso, sua trilha sonora, criada por Frank Klepacki, tornou-se ícone cultural, influenciando profundamente o clima e identidade do título.

A premissa gira em torno de uma guerra global entre duas facções: a Global Defense Initiative (GDI), que busca conter um elemento alienígena chamado Tiberium, e a sombria Brotherhood of Nod, liderada por Kane. O jogador coleta Tiberium usando harvesters e refinarias, constrói bases com estruturas militares e tecnológicas, e comanda unidades como tanques, jipes, aviões e infantaria. O jogo equilibra economia, expansão e combate, introduzindo também um editor de mapas e modos multiplayer via IPX ou TCP/IP, revolucionário para a época.

Command and Conquer é um dos marcos do gênero RTS, definindo mecânicas centrais como microgerenciamento de unidades, diferenças estratégicas entre facções e uso de FMVs para contar uma história envolvente. Vendeu mais de 3 milhões de cópias e deu origem a uma série que contagiou gerações e inspirou remasterizações . Sua influência permanece viva: em 2020 ganhou versão remasterizada em 4K com cutscenes remakeadas e suporte a mods, o que reafirma sua importância histórica

6º Lugar:

Rise of Nations - 2003

Lançado em 20 de maio de 2003 para Windows (posteriormente portado para Mac e relançado em 2014 como Extended Edition na Steam) pela Big Huge Games e Microsoft Game Studios, o game surge num momento crucial. Seu idealizador, Brian Reynolds, já havia se destacado em jogos de estratégia por turnos como Civilization II e Alpha Centauri. Rise of Nations trouxe uma inovação: combinou a fluidez dos RTS com elementos de 4X e turnos, como sistema de fronteiras, atrito de guerra e avanço de eras ilimitado, cobrindo desde o mundo antigo até a era da informação. Lançado logo após Age of Empires II e Warcraft III, conquistou destaque técnico e reputação ao ganhar títulos de Jogo do Ano em 2003.

A campanha Conquer the World tem formato híbrido, quer dizer, parte em turnos, parte em tempo real, onde o jogador busca conquistar territórios, moldar diplomacia e evoluir civilizações. São 18 civilizações com atributos únicos ao longo de oito eras, utilizando seis recursos e um sistema de progresso tecnológico abrangente. A diversidade é reforçada por maravilhas históricas como as Pirâmides e o Taj Mahal, que concedem bônus permanentes.

Rise of Nations aparece por ser o RTS híbrido definitivo da sua geração, incorporou o melhor de Age of Empires e Civilization, trouxe revoluções para o gênero e influenciou títulos seguintes. Com campanha estratégica profunda e partidas rápidas, se tornou referência em equilíbrio entre microgerenciamento e macro visão tática. Sua premiação e adoração contínua comprovam sua relevância .

Rise of Nation trazia uma enfase muito grande a mudança de era
Rise of Nation trazia uma enfase muito grande a mudança de era
Rise of Nation também foi muito conhecido por agregar também mecânicas de turnos
Rise of Nation também foi muito conhecido por agregar também mecânicas de turnos

5º Lugar:

Empire Earth - 2001

Empire Earth foi lançado em 13 de novembro de 2001 para Windows, desenvolvido pela Stainless Steel Studios e publicado pela Sierra Entertainment. O jogo é frequentemente descrito como um Age of Empires em escala épica, pois cobre mais de 500 mil anos de história — da Pré-História à era Nano. Em um momento em que títulos como Stronghold e Battle Realms também competiam pelo mercado de RTS, Empire Earth se destacou por sua ambição monumental e profundidade histórica, sendo liderado por Rick Goodman, o mesmo designer de Age of Empires. Um fato curioso: o jogo possui 21 eras diferentes, o maior número entre todos os RTS clássicos, o que o tornou uma referência em evolução tecnológica em tempo real.

O jogo não segue uma única narrativa, mas oferece campanhas históricas divididas em quatro atos: Gregos, Ingleses, Alemães e Russos, cada um focado em diferentes momentos da humanidade. Na jogabilidade, o jogador coleta recursos, constrói bases e gerencia unidades em diferentes eras tecnológicas, com a possibilidade de avanço ao longo do tempo, desbloqueando novas armas e estruturas — desde arqueiros primitivos até tanques, jatos e mechs futuristas. Os cenários mudam drasticamente com cada avanço de era, exigindo constante adaptação estratégica. Além disso, há um modo de customização de civilizações e até heróis de guerra e estratégia, com bônus específicos.

Empire Earth merece seu lugar na lista por ser um dos RTS mais ambiciosos e completos já lançados. Sua escala de eras, profundidade de conteúdo e liberdade criativa o tornaram um título cultuado por fãs do gênero. Apesar de ter tido sequências menos marcantes, o original ainda é lembrado com carinho e respeito — especialmente por quem aprecia jogos com foco em evolução histórica e variedade tática.

Empire Earth é um dos primeiros RTS a ter uma gigantesca abrangencia de eras futuristas
Empire Earth é um dos primeiros RTS a ter uma gigantesca abrangencia de eras futuristas
Assim como outros grande RTS conteḿporaneos ao seu lançamento, Empitre Earth tem várias campanhas em eras distintas
Assim como outros grande RTS conteḿporaneos ao seu lançamento, Empitre Earth tem várias campanhas em eras distintas

4º Lugar:

StarCraft - 1998

StarCraft foi lançado em 31 de março de 1998 para PC (Windows e Mac OS Classic), desenvolvido e publicado pela Blizzard Entertainment. O título chegou num momento em que o RTS já havia se estabelecido com Command and Conquer e Age of Empires, mas StarCraft se destacou ao elevar o nível de design assimétrico entre facções, narrativa cinematográfica e suporte a multiplayer competitivo. Ele foi um dos primeiros jogos de estratégia a ter três raças jogáveis completamente diferentes entre si, com equilíbrio impecável, o que revolucionou o gênero. Um fator curioso e marcante: o jogo se tornou esporte nacional na Coreia do Sul, dando origem a ligas profissionais que influenciaram o surgimento do e-sports moderno.

O universo de StarCraft é um épico de ficção científica envolvendo três raças: os Terrans (humanos exilados), os Zergs (insetoides com mentalidade coletiva) e os Protoss (espécie psíquica altamente avançada). A campanha narra os conflitos interplanetários envolvendo guerras políticas, traições e ascensões sobrenaturais, como a da personagem Kerrigan, que se transforma na Rainha das Lâminas. A jogabilidade exige microgerenciamento preciso, uso inteligente do terreno, e estratégias que variam radicalmente entre raças. O multiplayer via Battle.net impulsionou a comunidade global e ajudou a consolidar o jogo como referência em competição estratégica.

StarCraft está nesta lista por ser um divisor de águas dentro do gênero. Ele não só foi um sucesso de crítica e vendas (mais de 11 milhões de cópias vendidas) como definiu padrões técnicos, narrativos e competitivos para os jogos de estratégia. Seu impacto cultural é enorme, e sua influência segue viva com StarCraft II e com o remaster lançado em 2017. Nenhuma lista de RTS clássicos estaria completa sem ele.

Starcraft ajudou a amadurecer o conceito de raças, incrementando ainda mais as partidas e as táticas do jogadores
Starcraft ajudou a amadurecer o conceito de raças, incrementando ainda mais as partidas e as táticas do jogadores
O game foi um dos primeiros a usar o Battle.net criar partidas onlin. Ferramenta essa utilizada a té hoje pela Blizzard
O game foi um dos primeiros a usar o Battle.net criar partidas onlin. Ferramenta essa utilizada a té hoje pela Blizzard

3º Lugar:

Warcraft III: Reign of Chaos - 2002

Warcraft III: Reign of Chaos foi lançado em 3 de julho de 2002 para Windows e macOS, desenvolvido e publicado pela Blizzard Entertainment. Após o sucesso estrondoso de StarCraft, a Blizzard apostou em uma abordagem diferente para Warcraft III, mesclando RTS tradicional com elementos de RPG, como heróis que ganham experiência, habilidades especiais e itens. Na época, o jogo se destacou num mercado já competitivo, competindo com Age of Mythology, Command and Conquer: Generals (que viria no ano seguinte) e o então já consagrado Age of Empires II. Curiosidade importante: Warcraft III foi o berço de modos personalizados como Defense of the Ancients (DotA), que acabaram originando o gênero MOBA.

A história é rica e épica, se dividindo em campanhas para quatro raças: Humanos, Orcs, Elfos Noturnos e Mortos-Vivos. A trama acompanha a decadência do príncipe Arthas, que se torna o Lich King — um dos arcos mais lembrados da Blizzard. As partidas mantêm o estilo RTS de construir bases, coletar ouro e madeira e montar exércitos, mas adicionam heróis com habilidades únicas, que evoluem durante a partida, influenciando diretamente o curso das batalhas. Esse elemento de RPG dinâmico tornou o jogo extremamente inovador e viciante.

Warcraft III está na lista porque quebrou paradigmas dentro do gênero, provando que RTS podia ir além da fórmula clássica e incorporar narrativa cinematográfica e evolução de personagens. Sua engine deu origem a uma das maiores revoluções da história dos games: o gênero MOBA. É um título essencial tanto para fãs de estratégia quanto para quem quer entender a evolução dos jogos multiplayer modernos.

Warcraft segue o sucesso de vários outros RTS r consolida esse gênero nas mãos da Blizzard, desta vez trazendo a tematica da luta entre Orcs e humanos
Warcraft segue o sucesso de vários outros RTS r consolida esse gênero nas mãos da Blizzard, desta vez trazendo a tematica da luta entre Orcs e humanos
Warcratf tras cenários mais coloridos acompanhado o avanço gráfico da época, e trazendo mais uma vez batalhas épicas com a ajuda do Battle.net
Warcratf tras cenários mais coloridos acompanhado o avanço gráfico da época, e trazendo mais uma vez batalhas épicas com a ajuda do Battle.net

2º Lugar:

Age of Mythology - 2002

Age of Mythology foi lançado em 1º de novembro de 2002 para PCs com Windows, desenvolvido também pela Ensemble Studios e publicado pela Microsoft. Na época, o gênero RTS vivia o auge, com sucessos históricos como Age of Empires e Warcraft III. O diferencial de AoM foi trazer deuses, heróis e criaturas mitológicas (gregos, egípcios e nórdicos), adicionando poderes divinos ao combate tradicional de RTS. Uma das curiosidades marcantes é que ele foi o único spin‑off bem‑sucedido da franquia Age, mantendo a engine, mas inovando fortemente na temática.

A campanha principal conta a história de Arkantos, herói atlante que enfrenta ameaças mitológicas para proteger o mundo mortal e suas divindades. A jogabilidade mantém o clássico ciclo de coleta de recursos (comida, madeira, ouro), construção de bases e formação de exércitos, mas adiciona o uso de poderes divinos, heróis e unidades mitológicas — como centauros, minotauros e ciclopes, que proporcionam grande vantagem tática em batalha.

Age of Mythology está nesta lista porque expande a fórmula clássica de RTS ao introduzir elementos fantásticos, que influenciaram muitos títulos posteriores — um ponto de virada dentro do gênero, mesclando história, fantasia e estratégia num pacote equilibrado e envolvente.

Age of Mythology, apesar de ser um spin off de Age of Empires, foi inovador, trazendo um mundo de fantasia baseado diretamento nas mitologias greco-romanas
Age of Mythology, apesar de ser um spin off de Age of Empires, foi inovador, trazendo um mundo de fantasia baseado diretamento nas mitologias greco-romanas
As batalhas traziam , animais mitologicos como Pegasus, Colossos e também mescla historias como a do cavalo de Troia
As batalhas traziam , animais mitologicos como Pegasus, Colossos e também mescla historias como a do cavalo de Troia

1º Lugar:

Age of Empires - 1997

Lançado em 15 de outubro de 1997 para Windows, Age of Empires é um dos pilares do gênero RTS histórico, desenvolvido pela Ensemble Studios e publicado pela Microsoft. Na época, o mercado ainda era dominado por jogos de estratégia por turno e títulos em tempo real tímidos, como Warcraft II (1995). Age trouxe uma proposta inédita: a evolução de civilizações ao longo de quatro eras (Pedra, Ferramenta, Bronze e Ferro), combinando coleta de recursos, combate e narrativa histórica. Curiosidade: o jogo incluía um editor de cenários, permitindo que fãs criassem suas próprias campanhas, diferentemente da maioria dos RTS da época

O jogo não tem um enredo único centralizado, mas foca em diferentes campanhas históricas: egípcios, hititas, persas, entre outros. O objetivo é progredir do estágio primitivo até o domínio militar, construindo aldeias, avançando tecnologicamente e criando exércitos. Há forte ênfase no equilíbrio entre economia e guerra: é necessário coletar madeira, comida, ouro e pedra, construir estruturas, treinar unidades e explorar o mapa, tudo ao mesmo tempo.

Age of Empires entrou pra nossa lista porque é o fundador do estilo RTS histórico moderno: simples de aprender, mas profundíssimo na estratégia. Foi essencial pra popularizar o gênero e influenciar diretamente todos os títulos seguintes, inclusive aqueles que também estão aqui. Sem ele, dificilmente teríamos as bases que fizeram de jogos como Age of Empires II, Rise of Nations e Empire Earth sucessos incontestáveis.

Age of Empires não foi o primeiro RTS, mas com certeza foi o que consagrou e impulsionou o gênero para os grande público, principalmente para os jogadores de PC
Age of Empires não foi o primeiro RTS, mas com certeza foi o que consagrou e impulsionou o gênero para os grande público, principalmente para os jogadores de PC
As campanhas de Age of Empires traziam verdadeiras aulas para os jogadores passando pontos cruciais na evolução da humanidade
As campanhas de Age of Empires traziam verdadeiras aulas para os jogadores passando pontos cruciais na evolução da humanidade

Conclusão

Jogos de estratégia em tempo real é aquele gênero que, se consegue te cativar, você leva com carinho por toda a vida. Sem dúvidas não são jogos fáceis de prender a atenção na primeira jogatina, pois é muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, mas aqueles que passavam longas horas nas lan houses com certeza se lembram com carinho das vezes que precisavam fazer tudo correndo, antes que o jogador do lado o atacasse e devastasse tudo que tinha acabado de criar.

Esses jogos marcaram época, sejam pelas suas pomposas campanhas, seja pelo gameplay em rede desesperado, e continuam influenciando o novoso jogos até hoje, mesmo que não com a mesma frequência que antes, pelas preferencias do público atual. De qualquer forma, sempre é bom revisitar esses clássicos RTS .

E você? Tem algum jogo de estratégia em tempo real que marcou sua vida e que não entrou nesta lista? Manda sua opinião ou sugestão para mais matérias como essa. Boa jogatina.



RTS

Age of

Microsoft

Blizzard

Empires

Turnos

Estratégia,. Tempo Real





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