Materia feita na data de 11/04/2020, Autor: Leonardo Silva
Os fliperamas sempre tiveram uma diversidade muito grande de estilos e gêneros de jogos. Existiam jogos de nave, de tiro, de corrida. Os estilos mais apreciados eram os briga de rua e jogos de lutas mano a mano nos anos 90, tínhamos também alguns outros estilos de jogos como os de plataforma, mais famosos pelos anos 80 e também alguns jogos de tiro em que a câmera ficava por cima do jogador. Os principais estilos de jogos já abordamos algumas vezes nas nossas listas dos 10 melhores jogos de briga de rua e também no nosso top 8 melhores jogos de luta dos fliperamas . A ultima grande década para os arcade foram a dos anos 90 e no começo dela, tínhamos os jogos de luta ganhando cada vez mais destaque aos olhos dos jogadores. Street Fighter II, da Capcom, e suas variações vieram em 1991, seguidos de Fatal Fury e Art Of Fighting da SNK, junto com outros jogos como Mortal Kombat, Killer Instinct, que garantiram por muito tempo a estabilidade dos fliperamas e a alegria dos jogadores. A SNK já era uma empresa tarimbada no mercado e seguindo a linha dos jogos de luta, além dos jogos já citados, começou a lançar jogos de luta a rodo nos arcades, mesmo assim, ela ainda queria mais, ela queria fazer um jogo que não desse chance para nenhum outro, daí então surgiu o grandioso The King Of Fighters 94.

The King Of Fighters 94, mais conhecido com KoF 94, foi o primeiro game da série The King Of Fighters. Suas duas principais características são trazer os principais personagens, dos principais jogos de luta da SNK, destaque ABSOLUTO para seus carros chefes, as franquias Fatal Fury e Art Of Fighting, e organizar as batalhas entre trios. The King Of Fighters 94 pode até parecer defasado hoje em dia, mas na época em que chegou a casas de arcades, era um jogo que enchia os olhos de quem estivesse por perto. Me lembro da primeira vez em que vi o game próximo a minha casa, as pessoas deixaram de jogar as outras maquinas para olhar a maquina que acabava de chegar, e que maquina??!!! Que jogo?!!! The King Of Fighters 94 era um game onde era possível escolher um trio já definido representando as principais franquias da SNK, junto com outros trios criados especialmente para o jogo. Os gráficos não tinham o zoom, que eram bem característicos da maioria dos jogos da SNK, deixando os combates bem mais ao estilo de Street Fighter II, presando por sequencias simples como pulo no chute, soco e magia. KoF 94 trazia também algumas inovações, até mesmo adaptadas de outras franquias, tais como, as propriedades de desviar de um golpe, que foram adaptadas de Fatal Fury II , sendo que em KoF 94, o desvio acontece lateralmente, e não levando o personagem para o plano de fundo. Temos também a barra de energia, semelhante a barra de espirito de Art Of Fighting, sendo que aqui, essa barra serve para deixar os golpes e magias mais potente e também servem para dar o golpe especial, aqui chamados de desperattion moves, levando mais da metade da barra de vida do adversário.

Enredo
The King Of Fighters era um grandioso torneio realizado em uma cidade chamada South Town. Após o desaparecimento da pessoa que promove esse torneio, um grande criminoso, líder do mercado negro, contrabandista de armas e narcotraficante, e, grande lutador, conhecido como Rugal Bernstein, decide tomar a frente do torneio. Como é de se imaginar, Rugal é um lutador impiedoso. Ele viaja o mundo através de seu porta aviões e tem uma coleção de estatuas as quais ele afirma se tratar de serem feitas em cima dos corpos dos adversários que ele venceu e eliminou. Ele manda sua secretaria pessoal, Mature, distribuir convites para os principais lutadores de todo o mundo, cada trio representando um país. O intuito de Rugal é se firmar como a pessoa mais forte do mundo.

Os Trios
The King Of Fighters começou com os trios representando uma nacionalidade, no entanto, essa característica foi abandonada logo no segundo game da série.
Italy Team: O trio italiano, mais conhecido como Fatal Fury Team e formado pelos principais lutadores da série Fatal Fury, Terry Bogard, seu irmão Andy Bogard, e o melhor amigo dos dois, Joe Higashi. Entram no torneio após vencerem Geese Howard e tempos depois, Wolfgang Krauser. Rugal os enxerga como grandes lutadores, mas sua arrogância o impede de considerá-los grande ameaça.

Mexico Team: O trio mexicano, também conhecido como Art Of Fighting Team. É formado pelos protagonistas da respectiva série de games, Ryu Sakazaki, Robert Garcia e Takuma Sakazaki. Eles entram no torneio para mostrar ao mundo o poder do seu estilo de luta, o poderoso kyokugen ryu.

Japan Team: O trio japonês, também conhecido como Hero team, ao menos é assim que esse trio fica conhecido no primeiro KoF e durante a saga Orochi. O trio japonês não provem de nenhum outro jogo da SNK diferente dos dois primeiros citados. O trio é formado por Benimaru Nikaido, que possui golpes elétricos, Goro Daimon, um dos grandes personagens de agarrão da franquia, e Kyo Kusanagi, que pode controlar o fogo.

England Team: O trio inglês, conhecido também como time das garotas. Esse time é uma mistura das principais garotas de Art Of Fighting, (Yuri Sakazaki e King), e Fatal Fury (Mai Shiranui)

Corea Team: Nesse time, apenas kim kaphwan veio de algum outro jogo, Fatal Fury 2, no caso. Os outros dois integrantes, Choi Bounge e Chang Koehan, são dois criminosos que acabam tendo que ficar sobre a custodia de Kim por conta de um programa de reabilitação.

China Team: China Team, ou , Psycho Soldier Team, como o nome já nos adianta, é o trio composto por personagens do jogo Psycho Soldier, Athena Asamiya e Sie Kensou, acompanhado do estreante em jogos de luta, mas nada novo na idade, Chin Gentsai.

Brazil Team: Brazil Team, ou Ikari Team, é o time formado pelos personagens da franquia de jogos Ikari Warriors, lá pelos idos anos 80. Desse game vieram Ralf e Clark, sendo que seu líder, Heidern, estreante em jogos, teve sua família morta por Rugal.

EUA Team: O time americano, também conhecido como Sport Team, composto por Lucky Glauber, que mistura seus golpes com jogadas de basquete, Heavy D!, um pugilista e Brian Battler, um jogador de futebol americano. Nenhum desses lutadores vieram de outros jogos, e sua marca registrada é sempre sofrerem algum tipo de sabotagem para que acabem não entrando nos torneios seguintes.

Jogabilidade
The King Of Fighter 94 é um bom jogo para sua época, principalmente comparado com Fatal Fury e Art Of Fighting, que eram de fatos jogos muito bonitos e bem feitos e até mesmo inovadores em algum aspecto, mas careciam de um ou outro elemento que outros games conseguiam apresentar, por exemplo, passar a sensação de impacto do golpe, ter a possibilidade de acertar golpes em sequencias e etc. A maioria dos golpes tem uma boa resposta aos movimentos que devem ser feitos para executá-los. Não temos elementos para deixar as lutas mais dinâmicas, assim como nos jogos posteriores, tais como o pulo estendido, conhecido por alguns como “pulo mágico” onde colocávamos diagonal baixo + esquerda e depois diagonal pra cima + direita, presente até KoF 98, muito menos a carreira com duas vezes para a frente e pulo para cima, na direção do oponente, para dar um alcance maior ao pulo, presente na 96 até a KoF 14, no entanto, temos o golpe forte apertando soco forte + chute forte, e também podemos nos desviar para o lado apertando soco fraco + chute fraco, o que pode ser usado para atacar o inimigo desprevenido após um golpe infligido. Também podíamos fazer uma “provocação”, o que baixava um pouco a quantidade da barra de energia, o que poderia dificultar para o inimigo infligir um golpe especial, se era essa a estratégia dele. Como The King Of Fighters 94 foi o primeiro, muita coisa melhorou depois dele, mas o que ele apresentava assim quando foi lançado, por si só já enxia os olhos

Curiosidades
Cronologia modificada: Os eventos de Fatal Fury ocorrem no inicio dos anos 90, enquanto a cronologia de Art Of Fighting ocorre na década de 70. Como causaria estranheza para os jogadores verem os personagens de Art Of Fighting bem mais velhos, a SNK optou por uma linha de tempo alternativa onde a cronologia dessas duas franquias corressem iguais. Dessa mesma forma, o torneio que dá nome ao primeiro Fatal Fury e serve como trama de fundo, não é o mesmo torneio que Rugal organiza, ou ao menos, é um torneiro que não acontece na linha do tempo de Fatal Fury, nem da de Art Of Fighting.

Rugal, o imita golpes: The King Of Fighters foi projetado para ser o maior jogo de luta da época, e como não poderia ser diferente, teria que ter um vilão a altura. Rugal Bernstein é justamente a personificação de “coisa ruim”, pois o cara é traficante de armas, traficante de drogas e tudo mais que não presta. Assim como The King Of Fighters é a mistura das principais franquias da SNK, Rugal é a junção de dois principais chefões da SNK, ou almenos, ele usa os principais golpes dos tais chefões que são Gesse Howard e Wolfgang Krauser, que são seus respectivos Reppuken e o Kaiser Wave

Kyo ou Syo?: KoF 94 seria a união de vários títulos de peso da SNK, mas obviamente os grandes personagens seria de sua maiores franquias até o momento, Fatal Fury e Art of Fighting. Mas a SNK tinha planos de colocar mais personagens de peso, então ela criou Syo Kirishima, um personagem que poderia controlar o fogo. Bem, como sabemos, Syo Kirishima não vingou, e foi utilizado como protótipo para a construção de Kyo Kusanagi. Podemos observar ele como um strike de Kyo na King Fighter 2000

World Heros iria entrar no páreo: Grandes jogos de luta foram feitos pela altura de 1994 e boa parte desses fora lançado pela SNK. Uma série de jogos muito conhecida e muito querida até hoje foi World Heroes. The King of Fighters 94 iria trazer um trio formado por Hanzo, Fuuma e Janne, no lugar do trio americano, mas a ADK, empresa que mantinha os direitos dos personagens, não liberou os mesmo para o game, uma verdadeira lastima.

Considerações
The King Of Fighters 94 foi um game inovador para sua época, trazendo um esquema de lutas em trios, com os melhores personagens, das melhores franquias da SNK. Hoje em dia está in voga o termo “envelhecer” bem ou mal, para definir se um jogo lançado a vários anos ainda consegue ser divertido e “jogável” pela geração atual de jogadores. KoF 94, Graficamente é menos evoluído que alguns jogos dá própria SNK em sua época, tal como Samurai Shodown II que era rico em cores, animações de sprites e … tinha o tão consagrado efeito de zoom quando os personagens estavam lutando próximos, além da própria qualidade sonora, que em KoF 94, ainda continha os mesmos sons emitidos pelos personagens em suas franquias originais, com o mínimo de retoque.
No entanto, The King Of Fighters 94 teve o grande peso de inaugurar essa grande franquia aclamada até hoje, mesmo que com algumas limitações, que por sinal, foram sendo melhoradas a cada nova versão, exemplo disso eram o esquema de trios, que, se por um lado era um inovação, por outro tínhamos a limitação de só conseguirmos jogar com trios pré-formados, algo que foi corrigido logo em KoF 95. Não fosse a ousadia da SNK de iniciar essa empreitada, e mostrar que é um caminho que dá certo, não teríamos os vários títulos da série e não teríamos tantos e tantos crossovers que se seguiram entre as várias empresas de jogos e suas diversas franquias, tais como Snk vs Capcom, Capcom vs Snk, Marvel vs Street Fighter. The King Of Fighters 94 pode, de fato, ter envelhecido mal, no entanto, merece todo o nosso reconhecimento como um grande jogo de luta, divertido e inovador, e de vez em quando, um revisitada.
Até a Próxima