Materia feita na data de 09/09/2019, Autor: Leonardo Silva
Olá pessoal, já falamos sobre um dos maiores jogos de briga de rua, o Cadillcs and Dinosaurs, e também mostramos nossa lista com o 10 melhores jogos de briga de rua a qual Cadillacs and Dinosaurs fazia parte. Hoje vamos falar de outro grande jogo que também tinha nessa lista, chamado Captain Commando, que não a toa, ficou em uma das maiores posições na lista. Captain Commando era muito bem feito, e com seus sprites muito bem desenhados, protagonistas bem esquisitos e jogabilidade fluida, fazendo a alegria da galera. O jogo mesclava cenários urbanos contemporâneos com elementos futuristas, já que o jogo se passava em 2026, e justamente dessa mescla que surge o visual bem estranho e as vezes excêntrico, tanto dos vilões como dos nossos heróis. As maquinas geralmente tinha 4 controles, o que garantia que muitos jogadores pudessem entrar na partida ao invés de ficarem apenas olhando e esperando alguém perder a ficha para poder entrar no lugar, e olha que mesmo assim, na época de seu lançamento, ainda tinha muitos que ficavam esperando, era inevitável.
Captain Commando chegou para os arcades em 1991, apesar disso, o personagem “Captain Commando” data de anos anteriores, na verdade Captain Commando já existia antes mesmo de se pensar em fazer algum jogo especifico para ele. O personagem foi feito para uma campanha publicitária, no intuito de promover uma série de jogos que estava saindo para o glorioso Nintendinho, tanto é que o nome dele, “Captain Commando” é derivado do nome “CAP COM”. Outro detalhe das primeiras aparições do capitão foi o seu visual, que volta e meia mudava, uma hora ele era um cowboy espacial com uma pistola amarela e outra branca, e em outra hora aparecia como um astronauta, só vindo a ter o visual que conhecemos quando finalmente ganhou seu próprio jogo.
Enredo
Como informado acima, o enredo do jogo se passar em 2026 e começamos nossa jornada em uma cidade conhecida como Metro City, a mesma cidade onde se passa os acontecimentos de Final Fight. A cidade se encontra tomada pela violência (na verdade sempre esteve), inclusive começamos a nossa jornada pelas ruas de Metro City impedindo um assalto a banco que estava sendo cometido. O jogo avança, enfrentamos vários inimigos e chefões cada vez mais elaborados e robustos até chegarmos no ultimo chefe, conhecido como Scumocide (no Japão, conhecido como Genocide), um gigante cheio das explosões e que dispara bolas de gelo e de fogo.
Personagens
Temos como protagonistas de nossa jornada ...
Captain Commando: o chefe do “time commando” (Commando Team). Ele não tem apenas preparação física mas também tem uma mente estratégica. Os componentes em seu uniforme (ou armadura) amplificam seu poder. O destaque é para as suas luvas energéticas que podem disparar rajadas de fogo quando ele corre e pula dando soco, e também podem disparar descargas elétricas no chão em sua magia, o tradicional golpe “arrasa quarteirão” executado quando apertado o botão de pulo e soco ao mesmo tempo, que dá dano em todos os inimigos próximo e tira um pouco da vida do seu personagem.
Mack, the Knife (Mack, o “faca”, ou Jennety, no Japão): Ao contrário do que muitos possam pensar, Mack não é uma múmia e sim um alienígena. As suas bandagens na verdade são um equipamento usado por ele para que possa viver no ambiente terrestre. Ele também usa facas que desintegram seus inimigos, você pode notar isso quando os mesmos são vencidos e viram poeira (confesso que nos tempos de fliperamas, eu não costumava a prestar atenção nesse detalhe). Mack tem a melhor magia do jogo, pois é a única magia que possibilita que o personagem se locomova enquanto está executando a mesma, fazendo com que o número de adversários atingindo sejam maiores.
Ginzu, the Ninja (Sho, no Japão): Um mestre do ninjitsu. Seu nome vem justamente das facas Ginzu que passavam nos comerciais de televisão (quem é das antigas vai se lembrar), que alegadamente cortavam tudo. Igualmente a Mack, as finalizaçõeso de oponente por Ginzu são diferentes dos outros personagens, Ginzu corta os inimigos ao meio, lembrando os personagens de Samurais Spirit, da SNK, e muitas vezes ele era escolhido por conta desse detalhe bem “”gore” do personagem. É por isso que eu, e talvez você, mal tenhamos prestado a atenção nas finalizações do Mack transformando o inimigo em areia srsrsrs.
Baby Head (“Cabeça de Bebê”, ou “Hoover”, no Japão): É um bebê super gênio que tem como marca registrada um robô de combate que ele pilotava, elaborado por ele mesmo. Baby Head usava um dispositivo que se assemelhava a uma chupeta, mas que servia para que ele pudesse se comunicar em várias línguas diferentes. Contrariando sua natureza de criança, Nosso “cabeça de bebê” é o personagem “força bruta” do jogo, seus socos não são tão rápidos, mas ele possui o mesmo agarrão “pilão” que consiste em agarrar o adversário, pular com ele e apertando o soco, cair montado em cima do adversário, tirando um dando maior do que um agarrão comum. Baby Head geralmente é referenciado pelos jogadores apenas como Baby, e as vezes como Baby Commando.
Jogabilidade
A jogabilidade de Captain Commando é bem fluida, sem lags, apenas alguns levíssimos “Slow Motions” uma vez perdida. Captain Commando foi um dos primeiros beat ‘em up a ter a mecânica de corrida, que acabava deixando o gameplay mais dinâmico. Outra grande característica eram as armas de fogo que não eram tão comuns em jogos de briga de rua, em Captain Commando podíamos encontras entre pistolas, metralhadoras, armas lasers e até mesmo bazucas, no entanto, a arma mais peculiar que podemos encontrar nesse game são os robôs que podem ser controlados pelos nossos personagens, fazendo referencia ao nosso Baby Head.
Captain Commando segue como quase todos o jogos beat em ups, onde você avança sempre para a direita da tela, e as vezes vai para baixo e direta da tela e não pode retroceder. O quinto estágio do game é quase como um bonus stage onde nosso personagem segue em cima de uma prancha perseguindo o chefe da fase, Doutor Tw, o cientista responsável pelo chefe da fase anterior, o “Monster”, é mais difícil chegar ao final desse estágio sem perder vidas do que de fato perdendo.
Cada jogador tinha sua preferencia quanto aos personagens jogáveis, sendo que a maioria dos jogadores preferiam Mack devido a suas facas, que lhe proporcionavam grande alcance, tanto nos socos quanto na sua corrida com pulo e soco. Outro grande atrativo de Mack the Knife, como citado mais acima, era sua magia que possuía um grau de alcance muito maior que as dos outros.
Curiosidades
O nome de Mack vem de uma música: O nome Mack the Knife vem de uma música que ganhou destaque por conta de interpretes como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Louis Armstrong, Tom Waits entre outros. Essa canção foi composta para um drama musical em que se retrata um assassino e a musica em si, faz a comparação entre esse assassino (Mack the Knife, ou Mack punhal) e um tubarão. Outra curiosidade é que essa música foi trilha sonora da novela “Chocolate com Pimenta”.
Ginzu foi baseado em um ator: Ginzu, the Ninja, é chamado de Sho, no Japão. Esse nome vem de um grande ator chamado Sho Kosugi, conhecido por interpretar papeis como ninja.
Ginzu seria um sucessor Guy: Como já falado, universo de Captain Commando se passa no futuro de Metro City, mesma cidade em que se passa a história de Final Fight, então o jogo faz varias referencias FF, como por exemplo, durante o gameplay é possível achar um busto de Mike Haggar como item de pontos. Outra grande referencia é o fato de Ginzu também ser um lutador do estilo Bushin-Ryu, ou seja, é um sucessor de Guy no estilo de luta.
Baby Commando seria cientista adulto: Segundo o manga do Captain Commando, em um dos ataques do Scumocide, um grande cientista estava prestes a ser morto, mas antes disso, ele conseguiu transferir sua consciência para o corpo de um bebê, e o resto é a história que já conhecemos.
Ports do jogo
Captain Commando foi feito para arcade, mas especificamente para a placa CPS1, mesma placa de Cadillacs and Dinosaurs, Street Fighter 2 entre outros, ganhou um port para Super Nintendo em 1995, o qual sofreu alguns cortes nos frames, deixando-o mais devagar que a versão dos arcades. Ainda mais tarde ganhou uma versão para Playstation 1 que acabou sendo bem mais fiel, por conta do poder de processamento e de armazenamento.
No ano passado (2018), a Capcom lançou uma coletânea com 7 jogos de briga de rua intitulada “Capcom Beat ‘em up Bundle”, que possibilitava jogar partidas online. Dentre esses jogos está Captain Commando.
Nossa Opinião
Infelizmente Captain Commando nunca ganhou alguma continuação, o que é de se estranhar pois diferente de Cadillacs and Dinousaurs, os direitos estão todos com a Capcom e o jogo fez muito sucesso. Captain Commando ainda fez algumas participações em outros games da Capcom, tais como Marvel Vs Capcom em que ele é um personagem jogavel, e em Street Fighter Alpha 2, onde ele aparece no estágio de Ken junto outros grandes personagens da Capcom.
Esperamos que um dia esse jogo ganhe uma nova versão, com mecânicas renovadas e tudo mais que o game como esse merece, mas de qualquer forma, ele sempre estará em nossas lembranças fazendo parte de nossa nostalgia.