Cadillacs and Dinosaurs - o melhor briga de rua de sempre

Cadillacs and Dinosaurs - o melhor briga de rua de sempre

Materia feita na data de 31/07/2019, Autor: Leonardo Silva

 

Para aqueles que se aventuravam no mundos dos arcades e gastavam altas fichas nos principais petardos da época, deve se lembrar muito bem desse clássico do gênero Beat Em’ up, popularmente chamado de “briga de rua”. É claro que estamos falando sobre  Cadillacs and Dinosaurs, um dos jogos mais porradeiros do fliperamas, conseguia juntar todos os elementos que um jogos poderia querer e precisar. Cadillacs and Dinosaurs tinha futuro pós apocalíptico, tinha comida achada no lixo, uma carrada de armas diferentes e tinha um cadillac … e tinha dinossauros, dinossauros pra caramba.

Cadillacs and Dinosaurs chegou aos fliperamas em 1993, desenvolvido pela Capcom, e foi inspirado em uma revista em quadrinhos chamada Xenozoic Tales. Esse quadrinho não ficou muito famoso por aqui, ao menos eu nunca ouvi falar nele a não ser por conta do game (e acredito que você também), mas de qualquer forma, fez certo sucesso a ponto de ganhar uma série de desenhos animados já com o nome de Cadillacs and Dinosaurs, fora outros jogos.

 

 

Enredo

 

Após vários desastres naturais e não naturais, a superfície da terrestre ficou inabitável e os seres humanos começaram a se alojar em abrigos em baixo da terra. A trama de Cadillacs and Dinosaus se passa em 2513, quando os seres humanos voltam a superfície e descobrem que os dinossauro reaparecem e voltam a povoar a terra. Os humanos tentam recuperar o tempo perdido, correndo atrás de novas tecnologias, eles chegam até a se dar bem com os dinossauros, mas como nem tudo são flores e o cenário está mais pra Mad Max, aparece a galerinha do “mercado negro” (Black Marketers) e começam a botar o terror nos dinossauros, caçando-os e matando-os. Isso fez com que os dinossauros estranhassem a raça humana e começasse a atacar vilarejos e tudo mais que fosse habitado pelas pessoas. 

 

Personagens

 

No hall de lutadores, podemos selecionar entre 4 personagens, cada um com seus pontos fortes e fracos e dependendo do costume do jogador com o game, dava pra se jogar com qualquer um deles e chegar até o final. Eles eram:

Jack Tenrec: Jack é o mecânico e protagonista do grupo. É apaixonado por cadillacs e maquinários das épocas anteriores aos eventos que deram origem a toda essa conturbação. Jack é um personagem balanceado, tem força e rapidez mas acaba perdendo muito em seu dash, pois é uma rasteira que acaba não tendo um alcance tão grande. O dash (carreira e apertar soco) é um dos golpes mais utilizados durante o jogo. Como o dash de Jack não é tão bom, muitas vezes é melhor usar a carreira com pulo e soco, pois tem um alcance maior. Em seu ataque especial (baixo, cima soco) Jack da um chute que pega o inimigo de baixo até em cima, pega em cheio um inimigo que esteja em sua frente mas deixa suas costa totalmente desprevenidas. 

 

 

Hannah Dundee: É cientista, diplomata e exploradora. Está sempre ao lado de Jack em suas aventuras. Hannah é uma personagem muito rápida e ágil, é muito fácil escarpar dos golpes correndo o cenário com ela, em contrapartida seus golpes são os mais fracos do jogo, seu dash é bom, porém, tem apenas um pouco mais de alcance que o de Jack, e também vale muito a carreira com pulo e soco com ela também. Seu ataque especial faz ela sair rolando para frente e atingindo quem estiver no caminho, porém, determinados inimigos podem atacá-la pelas costas ou até mesmo pela frente.

 

 

Mustapha Cairo: É muito parecido com Jack, ambos são mecânicos e ambos são personagens bem equilibrados no quesito força e velocidade, porém, seus golpes são melhores, fazendo com que seja o melhor personagem do jogo. Seu dash tem ótimo alcance, mantendo os inimigos bem afastados e em seu golpe especial, ele dá um golpe parecido com Flash kick de Guile, do Street Fighter, só que ele se projeta para trás, atingindo tanto os inimigo a sua frente quanto os que estiverem nas suas costas, deixando-o bem protegido.

 


Mess O’Bradovick: Mess é um personagem sem muitas menções na história original, mas ingressa no time fazendo as vias de personagem “força bruta” no jogo. Seus golpes são os mais poderosos e tiram mais danos, em contrapartida é o personagem mais lento, e isso você pode sentir quando for atacado pela frente e depois por trás. A demora em se voltar para trás e revidar os ataques costuma ser tão grande com esse personagem que muitas vezes é a responsável por perder vidas e talvez até a ficha com esse personagem. Seu dash é muito bom, tendo quase o mesmo alcance do de Hannah. Em seu golpe especial, Mess projeta seu corpo para cima e cai, tirando dando tanto na subida quanto na descida, chegando a fazer bastante dano, porém, assim como Jack e Hannah, ele estará suscetível a receber ataques assim que chegar ao chão ou pouco antes.

 


Jogabilidade

 

Cadillacs and Dinosaurs é um beat em' up bem semelhante aos de sua época. Assim como Final Fight, Captain Commando, e outros, é cheio de power ups e armas para pegar durante os estágios, mas como destacado no inicio da matéria, seus grandes diferencias estão no nome. Durante o jogo, vemos vez por outra o cadillac de Jack levando eles aos locais das lutas (estágio 2 e 4, por exemplo), e no terceiro estágio temos a oportunidade de guiar o cadillac até o chefão da fase, que aparece pilotando uma moto. Se tivemos habilidade suficiente, será possível acabar com ele sem sair do cadillac, caso contrário, os jogadores irão mandar o cadillac “passear” e irão resolver tudo na mão mesmo, lembrando que é possível também seguir o caminho todo sem entrar no cadillac, basta não pegar os transmissores que aparecerão durante o caminho. Geralmente quem seguia esse caminho estava correndo atrás de pontuações elevadas no jogo.

 

 

Os dinossauros geralmente estão na cor verde, simbolizando que estão passando pacificamente, então é necessário que o jogador tome cuidado para não bater neles ou deixar que os inimigos batam neles para que não mudem de cor e acabem atacando. 

 

 

A maioria das maquinas disponíveis davam a possibilidade de se jogar simultaneamente até 3 jogadores, sendo que algumas vezes, o fornecedores dos arcades trocava o cartucho das maquinas ao invés de troca a maquina inteira. Nesses casos, a jogatinha ficava com o limite máximo de 2 jogadores, já que essas maquinas também serviriam para jogos como Street Fighter e outros. 

Todos os lutadores tem golpes semelhantes, apertando nos botões de soco e pulo ao mesmo tempo, eles dão o golpe arrasa quarteirão conhecido popularmente como “magia”, duas vezes para a direito ou esquerda irão fazer o personagem correr, correr e apertar o botão de soco falara ele dar um forte ataque frontal, ou seja, um dash. Corrida mais pulo seguido de soco faz o personagem dar um ataque de alcance enorme, cruzando a tela, porém, acertando menos vezes do que o dash. Pulando, colocando o direcional para a frente e apertando o soco, o personagem irá dar chute descente e que tem um alcance também muito bom. Deixando um personagem próximo a outro amigo por um pouco de tempo, eles irão fazer um movimento onde irão interagir, é bem bacana de se ver, chega a tirar dano de seus oponentes, mas só deve ser usado para exibição, pois não tem eficiência nenhuma. 

 

 

Cadillac and Dinosaurs é um jogo muito vivo e competente no que faz, tanto na questão de jogabilidade quanto nos seus requisitos. Tem gráficos e cores muito bons para a época, cheio de balõezinhos de diálogos, as falas de alguns personagens gravadas, essas com qualidade do nível de Street Fighter 2 que mais permitiam que imaginássemos o que eles estariam falando do que de fato entenderíamos (só me vem a cabeça a Hannah correndo, dando seu dash e grintando, “vamos nós” … bem, isso era o que eu entendia srsrsrsr), mesmo se soubéssemos de inglês a época, mas que de certa forma, eram o charme desses jogos e um dos aspectos que ficaram na memória até hoje. Os controles eram precisos e a jogabilidade era fluida (não muito quando o Mess levava porrada srsrs), as músicas dos estágios eram de boa qualidade e os sons dos dinossauro também eram algo bem marcante nas jogatinas.
 

Curiosidades

 

Diferente de Captain Commando que saiu para os arcades e que ainda ganhou uma versão para Super Nintendo (versão muito capada em relação ao que o hardware do Snes tinha para oferecer, mas que ganhou, ganhou) Cadillacs and Dinosaurs saiu única e exclusivamente para os fliperamas, entretanto, ainda saiu um game para o Sega Cd intitulado “Cadillacs and Dinosaurs: The Second Cataclysm”. Esse jogo não era um ”briga de rua” como seu antecessor e sim um jogo de tiro em trilhos, muito aquém do jogo do fliperama, por isso quase ninguém lembra que esse jogo um dia saiu.

 

 

Nossa opinião

 

Bem, infelizmente Cadillacs and Dinosaurs é um titulo que dificilmente iremos ver nas prateleiras, pois o mesmo está encoberto por uma série de direito de propriedade, impossibilitando a Capcom de lançar qualquer coisa com esse nome.

Para mim e para muitos acabou sendo uma lastima que o “Capcom Bundle Beat em up”, pacote da Capcom contendo 7 dos jogos “briga de rua” mais jogados por volta da década de 90, não tivesse Cadillac and Dinosaurs. Seria muito bacana ter esse jogo e poder jogá-lo online, que é um dos grandes atrativos desse pacote.

O jeito é nos conformarmos com as jogatinas pelos emuladores mesmo, afinal esse é o proposito deles, manter vivo e acessível os jogos de vídeo games, principalmente aqueles aos quais as empresas mal olham e/ou não tem interesse em re-lançar no mercado.

Para mim, Cadillacs and Dinosaurs sempre será o melhor Beat em’ up que já existiu. Vez em quando ainda jogo pelo emulador Mame. Fiquemos no aguardo para ver se acontece algum milagre em algum momento, que faça esse game ter algum remake ou algum tipo de continuação

 

 

Até a próxima 



briga de rua
porrada
dinossauro
jogo
game
fliperama
jogos eletrônicos
Xenozoic Tales.




Gostou da matéria?

Mande uma mensagem diretamente para nosso sistema e assim que possível te responderemos. Aproveite para sugerir alguma matéria também.

Que tal compartilhar com seus amigos

Compartilhe em suas redes sociais, isso irá ajudar outras pessoas a conhecer nosso trabalho