Street Fighter x Tekken: Ainda vale a pena comprar?

Street Fighter x Tekken: Ainda vale a pena comprar?

Materia feita na data de 03/10/2020, Autor: Leonardo Silva

 


Os jogos de luta sempre foram os preferidos nas casas de arcades, tanto pelos jogadores quanto pelos donos do local, pois geralmente eram as maquinas que mais tinham rotatividade de jogadores. Não é segredo pra ninguém, e por sinal, sempre ressaltamos, que a maior série de jogos de luta de todos os tempo é Street Fighter, pois foi ela quem acabou ditando as regras para os fighting games que vieram logo depois. Com Street Fighter 2, tivemos um boom de jogos de luta, eram muitos jogos e cada um deles tentando se superar em questão de tecnologia, tínhamos jogos, cada vez mais coloridos, cada vez mais dinâmicos e com mecânicas melhores. No entanto, o contrapeso do que vinha se fazendo nos jogos de luta veio com os jogos poligonais, iniciando com Virtua Fighter e vindo muitos outros logo a seguir, com o destaque para Tekken, um dos pioneiros que mais se destacam até hoje. Nesses primeiros anos, Street Fighter e Tekken nada tinham a ver de fato, tanto no visual como nas mecânicas, por isso mesmo, talvez poucas pessoas fossem imaginar que anos mais tarde, essas duas franquias iriam dar as mão e iria trazer ao grande público, Street Fighter x Tekken, um dos maiores crossover já feitos, e também um dos mais sacaneados dos últimos tempos

 

 

Street Fighter x Tekken foi um jogo produzido em 6 de março de 2012 e segue os moldes de Street Fighter 4, um grande game de luta que marcou a entrada da série principal de Street Fighter no mundo 3D (Street Fighter EX era um spin off, assim como Street Fighter x Tekken). O game, como não deveria deixar de ser, mistura elementos das duas franquias, tais como batalhas em duplas, da série spin off de Tekken, Tekken Tag Tournament, com a estética e golpes de comandos da série Street Fighter. Street Fighter x Tekken foi feito mirando tanto o público hardcore que buscam aprender e desenvolver grandes combos e combinações de golpes, quanto os jogadores mais casuais, trazendo mecânicas mais simplificadas. 

 

 

Enredo

 

O enredo não é dos melhores, mas também, (quase) qualquer coisa serve se o propósito for trazer dois nomes de peso como Street Fighter e Tekken para o mesmo universo. Uma misteriosa caixa cósmica cai no polo sul, e começa a atrair a atenção do mundo todo, pois a caixa aparenta conter uma grande energia, exercendo sobre as pessoas, um misto de curiosidade para entender o que ela é de onde veio, e cobiça, para poder controlar aquela força que emana da caixa. Esse fascínio provocado pela caixa, que começou a ser chamada de “caixa de pandora”,  fazendo alusão a caixa da mitologia grega, que guardava todos os males do mundo, foi tão grande que começou estranhamente, a atrair a atenção dos maiores lutadores do mundo e de três grande corporações obscuras, a Mishima Zaibatsu, G Corporation e Shadaloo. Os lutadores tem suas próprias motivações para lutarem e conseguirem a pose da caixa, mas a maioria desses lutadores acreditam que poderão resolver algum problema pessoal com essa caixa. Todos irão disputar até chegar ao polo sul e conquistar a caixa de pandora. 

 

 

Jogabilidade

 

Street Fighter x Tekken tem uma jogabilidade puxada para o Tekken Tag Tournament, versão de Tekken não canônica onde escolhíamos dois lutadores e poderíamos trocar de personagem enquanto estavam parados ou enquanto estávamos executando algum combo. Em Street Fighter x Tekken, além da tradicional barra de vida, temos uma barra de energia com três níveis, herdada de Street Fighter 4, com essa barra, é possível desferir um golpe de comando mais forte apertando dois botões ao invés de um e gastando um nível da barra. Os Especiais/Super Arts são possíveis de executar com dois níveis de energia, e com três níveis, podemos executar um  Especial/Super Art combinando os dois lutadores, além disso, com três níveis também podemos chamar o parceiro, que passará a ser controlado pela cpu, enquanto controlamos o personagem que já está na tela, culminando com o três lutadores na tela, dois batendo e um apanhando, que covardia!!!

 

 

Como já mencionado, um dos grandes atrativos em Street Fighter x Tekken é poder trocar de personagem no meio da partida, quase que a qualquer momento. Para trocar de personagem, basta apertar no botões de soco médio + chute médio. Podemos alternar entre os lutadores quando o que estamos jogando está parado, e podemos trocar no meio de um golpe de comando, sendo que apenas esse ultimo consumira um nível da barra de energia. Outra forma de trocamos de personagem é no final de um dos combos genéricos que o jogo possui, nesse caso, não se consome barra de energia e isso pode ser usado para alongar o combo.

Uma mecânica bem interessante é PANDORA, "transforma" o seu personagem e ele ficar com força aumentada e com a barra de energia ilimitada. Para isso, é necessário que o seu personagem esteja com menos de 25% da barra de vida, para isso, basta colocar o direcionador para baixo duas vezes e apertar nos botões de troca de personagem, então, o personagem que você está jogando no momento será nocauteado e o seu parceiro entrará, todo em negro com detalhes purpuras, igualmente as ultimas duplas que enfrentamos antes de chegar no ultimo chefe. No entanto, esse estado dura apenas 8 segundos e caso você não consiga vencer seu adversário nesse meio tempo, quem perderá será você.


Curiosidades


Personagens de DLC já nos discos

 

A primeira e mais conhecida quando vamos falar de Street FIghter x Tekken são justamente os personagens que viriam por DLC pagas, mas que já vinham dentro do disco do jogo. Seriam 12 personagens "baixavei" como  DLC, que no caso, estaria mais para um desbloqueio online. Infelizmente essa foi uma atitude que marcou o jogo para sempre, deixando os fã decepcionados com relação a Capcom.

 

 

Mecânicas que ninguém usa

 

Street Fighter x Tekken é um jogo que conseguiu implementar ótimas mecânicas de combos, que deixaram o jogo bem competitivo, no entanto, o game também trouxe mecânicas que não foram muio bem aceitas pela comunidade. A já citada, Pandora, é uma delas, pois a transformação faz você perder um parceiro e ainda e dá pouco tempo para q você possa reverter a situação, ou seja, quase nenhum jogador utiliza esse recurso. Outra mecânica que falhou na sua execução foram as gemas. Sua utilização complexa acabou junto a recusa dentre os jogadores de lutar com certas vantagens, quase como se fosse personagens de RPG. A falta de interesse é tão grande que muitas pessoas nem se quer sabem que elas existem dentro do jogo


Esperando um Tekken x Street Fighter

 

Desde que foi lançado, também foi prometido um Tekken x Street Fighter, ou seja, outro game com as duas franquias, mas sobre a tutela intelectual da Bandai Nanco, ou seja, um crossover feito pela estética e mecânicas de Tekken. No entanto, após o lançamento de Street Fighter x Tekken, cada uma das duas empresas se ocupou com seu próprio projeto, ou seja, Capcom foi produzir Street Fighter V e a Bandai Nanco focou em desenvolver Tekken 7. Katsuhiro Harada, produtor de Tekken e diretor da Bandai Nanco, afirmou que o projeto seguia firme e que ainda tem vontade de levar o projeto para frente, mas como já passou muito tempo, seria necessário sentar com a Capcom e decidir alguns pormenores, e inclusive, segundo o próprio Katsuhiro Harada, pode ser que dessa vez a Capcom diga não. 







Gostou da matéria?

Mande uma mensagem diretamente para nosso sistema e assim que possível te responderemos. Aproveite para sugerir alguma matéria também.

Que tal compartilhar com seus amigos

Compartilhe em suas redes sociais, isso irá ajudar outras pessoas a conhecer nosso trabalho