Materia feita na data de 19/05/2019, Autor: Leonardo Silva
O Stadia já foi anunciado a algum tempo, na GDC 2019, que aconteceu em março desse ano, mas você sabe de fato o que é o google stadia? Bem ainda estamos buscando por mais informações, mas essas chegam cada vez mais, antes dessa conferencia apenas se especulava que o Google planejava entrar na área dos videogames também, mas não se tinha nada de concreto. Na conferencia, a Google anunciou o “Stadia”, que seria seu serviços de streaming voltado para jogos.
Bem, essa não é nenhuma iniciativa pioneira, muitos outros já tentaram antes do Google, algumas outras empresas tentaram e/ou tentam entrar, para talvez inaugurar esse tipo de serviço de forma descente, mas o fato é que nenhuma empresa ainda conseguiu essa proeza. Obviamente colocamos muita fé no Google por ser uma das maiores empresas voltada para o ramo de tecnologia voltada para web da atualidade, mas provavelmente não será algo tão fácil de atingir, ao menos, terá seus obstáculos.
A Netflix dos jogos
O serviço de jogos por assinatura, como muitos já devem imaginar, funcionará como se fosse uma serviço igual ao da Netflix, onde você terá a disposição vários títulos que funcionarão assim que você apertar em algum botão ou imagem do jogo em questão, hipoteticamente sem se preocupar com as configurações dos seu dispositivo. Na prática, o jogo irá funcionar a partir dos servidores do Google e o que você vai ver nos seu dispositivo será o video do jogo sendo renderizado em tempo real exibido em seu dispositivo, sendo possível até mesmo rodar jogos pesados em celular ou tablete. A qualidade do vídeo possivelmente irá depender de sua conexão, caso ela esteja devagar, o streaming enviado tem a qualidade reduzida para que você continue acompanhando o jogo sem lags ou atrasos, assim como acontece na Netflix, sendo que, o que foi divulgado até o momento é que o Stadia precisará de uma conexão de 25 mbps para rodar jogos em 1080p, segundo Phil Harrison, o vice presidente e gerente geral do Google.
Como será usado?
O que tem se falado até o momento é que o Stadia poderá ser iniciado pelo navegador Google Chrome e que o grau de facilidade seria tão grande que, por exemplo, ao navegar pelo Youtube e ver um trailer de algum jogo, bastaria apenas clicar num botão no final do trailer, igual a alguns links de anúncios que vemos hoje, você iniciaria automaticamente o jogo, e iniciá-lo de onde teria parado anteriormente.
Será preciso comprar algum hardware pra rodar o Stadia?
Nas imagens de divulgação, tem sido mostrado um joystick branco, bem peculiar. Este joystick seria o controle oficial do Stadia, terá no minimo 2 cores e parece unir elementos de designe do joystick do Xbox one e Playstation 4. Já foi dito que terá e integração com o Youtube e potencialmente outros serviços do Google (e que venha a fazer sentido o uso de um joystick). Terá 2 botões para funcionalidades especificas, um deles servirá para fazer capturas direto para o Youtube e outro se chamará Google Assistente, que acionará funcionalidades através de comandos de voz. O controle se comunicará com o Stadia diretamente pelo Wifi, ao invés de se conectar pelo próprio dispositivo em que se está jogando, driblando assim os lags que podem ocorrer por conta de travamentos momentâneos no dispositivo recorrente de questões aleatórias. A Google também afirma que poderá ser usados teclados, mouses e outros joysticks, resta saber como o Stadia conseguirá lidar com toda essa miscelânea de dispositivos.
Nossa opinião
Bem, como já falado, este tipo de iniciativa não é novidade pois outras empresas já tentaram disponibilizar o mesmo serviço, no entanto, nenhum vingou, ainda, de forma significativa. Como se trata do Google, esperamos que esse serviço vingue e traga realmente grandes inovações, mas de antemão já temos o grande e principal obstaculo que é o da velocidade de conexão. Aqui no Brasil temos conexões que atingem e passam de 25mbps, porem, não disponíveis em todas as partes do país e nem sempre como preços acessíveis. Além do mais, como as empresas de telecomunicações não são obrigadas a entregadas a entregar 100% da velocidade contratada (tem que entregar o mínimo de 80% mensal e 40% instantâneo) as conexões geralmente tem em alguns momentos certas taxas de oscilação, podendo vir a gerar uma experiencia ruim aos jogadores. Só iremos saber como será a experiencia com o Stadia quando ele de fato for lançado, mas podemos especular que poderá haver varias quedas de qualidade no streaming do jogo, talvez até mesmo problemas de “teleporte” (personagem do jogo em determinado local, e após o video do streaming dar alguma emperrada ou algo do tipo, o jogo já ter rolando, outros personagens já terem se movimentado enquanto seu personagem levou algum dano e você não pode fazer nada).
Fora a questão do streaming em si, algo que possivelmente será mais fluido, seria a comunicação com as instancias do Stadia, dos jogadores na partida, já que, como tudo acontecerá dentro dos próprios servidores do Google, desde o processamento do jogo, passando pela renderização dos personagens e indo pelo servidor, onde existirá a conexão entre os vários jogadores das partidas, todas essas taxas de transferência, potencialmente serão menores e a partida viria a ter mais semelhança, na questão de fluidez, com uma partida local, onde os jogadores estariam todos jogando no mesmo console ou pc, do que numa partida online. Mais uma vez deixando claro que, nesse sentido não estamos falando dos problemas do streaming do game, pois uma coisa é a qualidade do video e a interrupção que o video pode ter pra chegar no seu dispositivo, outra coisa é se o jogo é interrompido ou fica lento, sendo executado no servidor do google. De qualquer forma, enquanto as informações não mais solidas, só podemos especular em cima das informações passadas até o momento.
Streaming de jogos, sem dúvida é o futuro, justamente por isso, me pergunto, o que será da minha biblioteca da Steam, ou dos jogos em mídia física? Bem, só o futuro (e ele está acontecendo agora) pode dizer, de qualquer forma, quando esses serviços ficarem cada vez mais populares, iremos notar com mais clareza as vantagens e desvantagens de cada um desses tipos de mídias e serviços, sinceramente, espero que todos possam continuar coexistindo e os usuários não sejam de alguma maneira forçados pelo mercado a adquirirem outro tipo de biblioteca, sem ser por gostos ou preferencias pessoais. Torço para que essa nova modalidade de negócio traga mais competitividade e deixe todos os outros modelos de venda de jogos ainda mais competitivos e tragam mais novidades para os seus clientes também.
Até a próxima.