Materia feita na data de 18/07/2019, Autor: Leonardo Silva
Clique aqui para verificar a primeira matéria da série mortal kombat, e aqui para verificar a segunda.
Em 1995, acompanhando o sucesso dos seus antecessores chega aos fliperamas Mortal Kombat 3. O terceiro jogo da franquia é marcado por ter 3 versões, que conseguiram dar uma grande sobrevida ao jogo. A primeira versão de MK III chega com a proposta de quebrar, ou ao menos emendar o clima oriental do jogo com uma pitada de tecnologia, trocando os ninjas da série, que por sinal eram a “marca registrada” do jogo, pelos ciborgues automatizados Sektor, Cyrax e Smoke.
Justamente por essa questão, muitos fãs da franquia acabaram se queixando e no ano seguinte vem sua atualização chamada de Ultimate Mortal Kombat 3, que trás de volta os ninjas já conhecidos e mais alguns que poderiam ser liberados com códigos na versão de arcade.
Fechando com chave de ouro, vem Mortal Kombat Trilogy, que reúne todos os personagens de todas as franquias e até versões diferentes para os personagens que estão em mais de uma versão do jogo, sendo que está versão só existia para alguns consoles caseiros. Esta não saiu para arcade, que é o foco da matéria
Enredo
Como informado na nossa matéria sobre o mortal kombat II, Shao Kahn tinha planos de invadir o plano terreno. Ao final do torneio do MK II, Shao Kahn clama por sua esposa, Sindel, mãe de Kitana, que estava no plano terreno (Earthrealm). Na verdade, Shao Kahn havia ressuscitado a rainha através de sua magia, deixando a mesma com uma personalidade maligna. Usa esse fato como desculpa para invadir e conquistar a terra, funde os reinos da terra e Outworld. Como Raiden não tem poderes de deus protetor fora da terra, e a mesma se encontra desbalanceada devido a fusão entre os dois reinos, ele fica de mão atadas, sem ter como intervir diretamente. Alguns seres humanos acabam sendo escolhidos como parte dos que irão fazer a resistência contra a invasão de Outworld. Cabe agora a Liu Kang, seus amigos e os novos guerreiros resistirem e combater as forças de Shao Kahn.
Personagens
Jackson “Jax” Briggs: Retorna a sequencia da série com implantes biônicos nos braços. Continua sendo um jogador muito forte e com golpes muito pesados, e por sinal, maioria dos golpes dele no terceiro são diferentes da versão anterior. Ao final do torneio, ele e Sonya criam a Outerworld Investigation Agency, uma agencia que tem como missão investigar outras dimensões semelhantes a Outworld para prevenir futuras invasões.
Sonya Blade: Sonya volta ao torneio com uma personagem mediana, com alguns poucas inovações. Quando retorna a terra depois de ser resgatada por Jax, tenta convencer o governo americano sobre Outworld mas é sumariamente ignorada. Após a vitória da terra, ganha aval para poder combater possíveis ameaças vindas de outros planos dimensionais
Kano: Kano volta ao terceiro jogo da franquia com uma vestimenta nova, roupa preta com detalhes vermelhos. Assim como Jax e a maioria dos personagens anteriores, acaba ganhando mais golpes e fica mais versátil. Finalmente aquela cobertura metálica no seu rosto serve para alguma coisa. Num dos seus fatalitys ele solta uma rajada laser saindo do seu olho cibernético que estoura o oponente. Kano escapa da morte pedindo clemencia a Shao Kahn e se disponibiliza para ensinar as tropas do imperador a usar as armas do plano terreno.
Liu Kang: Assim como Kung Lao, Liu Kang volta ao torneiro sem muitas adições nos golpes, mas muito rápido. Suas magias aéreas continuam ótimas para manter o inimigo recuado no chão. Ele subentende que será o principal alvo durante a investida das tropas de Shao Kahn. Com a aparente morte de seu amigo, a fúria e obstinação de Liu Kang aumentam, fazendo com que ele chegue ao final do torneio e mais um vez vença Shao Kahn.
Kung Lao: O grande sucessor do primeiro ganhador terreno do Mortal Kombat volta ao torneio. Na questão da jogabilidade, Kung Lao é um dos personagens que volta sem grande incrementações no sua jogabilidade, porém, como ele já era um jogador relativamente rápido na versão anterior e essa versão tem um ritmo bem mais acelerado, Kung Lao acabou caindo nas graças de muitos jogadores. Ao final do MK II ele planeja reiniciar a Sociedade da Lotus Branca, mas acaba tendo que deixar seus planos para outra oportunidade para voltar a enfrentar as forças do imperador Shao Kahn. Aparentemente ele morre no torneio.
Shang Tsung: Volta mais uma vez rejuvenescido. É um personagem bom, mas continua tendo com principal vantagem poder se transformar nos outros personagens. Continua um servo (relativamente) fiel a Shao Kahn, até o momento em que ele acaba chegando ao entendimento que Shao Kahn irá absolver sua alma assim que conseguir a conquista do plano terreno.
Sektor: Um dos personagens cibernéticos do jogo, personagem rápido e tem como principal vantagens seu teleporte. Sektor é um dos ninjas do Lin Kuei que são submetidos a cibernetização do clã, mas ao contrario de Cyrax, em nenhum momento da série ele se mostra arrependido ou algo do tipo. Sektor sempre se mostrou totalmente submisso aos propósitos do Lin Kuei, o que denota que ele foi um voluntário.
Cyrax: Cyrax é um dos novos personagens de MK III, seu golpe mais característico é a teia cibernética que tem quase o tamanho de um personagem comum, e prende o inimigo. Devido a falta de Scorpion em MK III este golpe lembra automaticamente ele. Cyrax é o segundo personagem a ser automatizado pelos Lin Kuei.
Smoke: O ninja secreto de MK II retorna para o torneio, dessa vez em forma de ciborgue. Por conta dessa transformação, seus golpes ficaram bem diferentes da sua versão humana. É um dos melhores personagens do jogo. Smoke acaba sendo vitima de seu próprio clã, os Lin Kuei. Seu clã de ninjas começa uma operação de cibernetização de seus membros, alguns acabam aceitando e outros acabam se rebelando e fugindo. Esse foi o caso de Smoke e Sub-zero, sendo que Smoke acaba sendo capturado e se tornando um ciborgue, perdendo todas as memórias anteriores.
Kabal: Novo personagem da franquia, Kabal tem como característica principal a sua velocidade. É um dos personagens preferidos pelos jogadores. O personagem aparece do lado dos mocinhos no MK III. Ele é atacado por uma orda de Shao Kahn. A principio sua origem não é revelada, só aparecendo indícios em seu final onde é relatado que ele era membro da Black Dragon, organização criminosa liderada por Kano.
Nightwolf: Nightwolf é outro personagem novo na franquia, também muito utilizado pelo jogadores profissionais. Pra quem sabe jogar com ele, pode fazer render muito um único combo apenas repetindo o golpe do machado no momento certo. É um índio xamã, de uma tribo fictícia chamada Matoka (inicialmente era dito que ele era da tribo Lakota/Sioux). Uma das almas poupadas na invasão a terra. Tem uma ligação direta com as coisas naturais e sobrenaturais, de onde tira sua energia. Chamava Raiden pelo nome de “Haokah” quando o via em suas visões, pois o relacionava ao deus dos relâmpagos da mitologia Lakota/Sioux.
Kurtis Stryker: Nova adição a franquia. Stryker tem como armas revolvers e granadas, o que acaba fazendo alguns jogadores ter uma certa aspereza inicial a ele. Policial de Nova York. Foi lider do controle de brigada e tentou manter a ordem quando começou a invasão das forças de Shao Kahn na Terra. Como foi um dos únicos sobreviventes, ficou sem saber o que tinha acontecido mas guiado por Raiden, acaba se juntando aos outros sobreviventes e se engajando na luta contra Outworld.
Sub-zero: Volta ao MK sem o golpe em que cria uma possa de gelo, mas ganha outros golpes de gelo em seu lugar. Como um dos principais membros do Lin Kuei, se posiciona contra a automatização do seus guerreiros e passa a ser visto como uma ameaça. Foge do grupo e acaba sendo perseguido pelo 3 ciborgues, Sektor, Cyrax e Smoke. Para de usar a mascara ninja para demonstrar que não faz mais parte dos Lin Kuei.
Kitana: Personagem que volta de MK II mas só dá as caras em Ultimate MK III, continua muito boa e seus leques são mais eficazes do que nunca. Filha adotiva de Shao Kahn, depois de matar Mileena, no MK II, agora ela foge de Outworld e vai ao encontro de seus amigos no reino terreno. Seus planos agora são resistir a invasão de Shao Kahn e tentar recuperar a sanidade e benevolência de sua mãe Sindel.
Mileena: Igualmente a Kitana, volta em Ultmate MK III. Como sempre os destaques de Mileena são seu teleporte e seu arremesso de Sai, que são muito rápidos. Mileena é um clone de Kitana, foi morta em MK II mas volta ressuscitada por Shinnok, seu novo senhor a quem deve obediência, que pede para que ela continue a observar os passos de Kitana e os demais envolvidos no torneio!!!
Jade: Jade retorna a franquia como uma personagem jogável. Assim como Reptile, a partir do momento que se torna jogável dentro da franquia, vem com seus próprio golpes ao invés dos outros ninjas. É uma personagem muito rápida, ainda mais pelo seu golpe em que pode atravessar magias sem levar dano. Jade é amiga de Kitana, mas é enviada junto a Reptile para trazer Kitana novamente para Outworld.
Sindel: Personagem nova, tem como principal característica poder voar, sendo um personagem muito apelador se cair nas mãos certas (ou erradas, se for você quem tiver apanhando). Sindel era casada com Jerrod, rei de Edenia, e era mãe de Kitana. Quando Edenia foi dominada por Shao Kahn, o mesmo matou o rei e pegou para si, seu reino, sua esposa e filha. Sindel se manteve em silencio para preservar a vida dos edenianos, mas acaba se suicidando. Milênios mais tarde, Shao Kahn, com a ajuda de seus feiticeiros ressuscita Sindel na terra, fazendo uma lavagem cerebral nela para que a mesma fique sempre obediente a ele.
Sheeva: Personagem nova e muito forte. Aparece em todas as versões, porem não entra na versão Ultimate MK III para Super Nintendo. Guerreira da raça shokan, Sheeva é a guarda costas de Sindel. Guarda enorme ressentimento e magoa por sua raça deixar de ocupar o cargo de general, cedendo lugar a um membro da raça dos centauros, Motaro.
Motaro: Subchefe do jogo, Motaro não é selecionável nos arcades e pode ser selecionável apenas em código nas versões caseiras (com a exceção de MK Trilogy onde já vem disponível). O personagem não possui combos (o que também já seria uma covardia srsr), mas possui golpes fortíssimos. Motaro é um dos generais nomeados por Shao Kahn. Os guerreiros shokans sempre foram os preferidos para comandarem os altos postos das guardas dos guerreiros de Outworld, mas devido as falhas consecutivas de Goro e de Kintaro, esse posto acabou sendo ocupado pelo guerreiro centauro.
Shao Kahn: Chefe final, continua muito forte. É igual a Motaro na questão de ser selecionável ou não, da potencia dos golpes e também sobre o fato de não possuir combos. Agora Shao Kahn luta com uma marreta a qual pode ser materializada a qualquer momento. Continua o mesmo carrasco de sempre.
Noob Saibot: Retorna a franquia, primeiramente apenas como personagem secreto em MK III e depois, em Ultimate MK III ele pode ser selecionável via código e na versão Ultimate para Super Nintendo ele já vem habilitado. É um personagem muito apelativo, em um de seus golpes o inimigo fica totalmente vulnerável, sem poder defender ou contra atacar com golpe especial. Noob Saibot continua operando nas sombras, seguindo o deus caído Shinnok. No MK III, ele se alia a Shao Kahn para poder monitorá-lo e passar as informações para Shinnok.
Scorpion: Não disponível em MK III, veio dar as caras em Ultimate MK III. Scorpion volta com tudo, se torna um personagem muito rápido também por conta de seu teleporte. Nesse jogo, Scorpion fica vagando pelo reino terreno, ele não tem um lado definido, mas Shao Kahn faz a proposta para que ele lute ao lado de Outworld, sendo que ao perceber que ele pretende caçar e matar Sub-zero, ele se volta para o lado da terra e fica contra Shao Kahn.
Reptile: Assim como Scorpion e os outros ninjas, só dá as caras no Ultimate MK III. Assim como todos os ninjas, Reptile é muito versátil e o novo sistemas de combos deixou suas magias muito mais perigosas, principalmente na mão de um jogador habilidoso. Continua um lacaio fiel a Shang Tsung e Shao Kahn, sempre carregando a esperança de ver sua raça, os saurianos, liberta novamente.
Ermac: A profecia do “erro de macro” finalmente foi cumprida e o ninja vermelho finalmente dá as caras srsrsrsr. Ermac é um personagem bom, sua principal característica são os poderes de teleporte. O ninja vermelho é a união de varias almas de guerreiros de Outworld. Ele foi criado pelas forças de Shao Kahn e é um de seus fieis soldados. Tem grandes poderes de telecinesia. Sempre refere a si mesmo na primeira pessoa do plural, denotando que são várias almas assumindo o controle ao mesmo tempo.
Rain: Rain é um personagem novo, tem vários golpes peculiares e um deles é seu chute alto segurando o direcionador pra trás. Este golpe normalmente joga o inimigo a certa distancia, mas no caso do Rain, o personagem é jogado para fora da tela, e como se tivesse passado por um teleporte, termina sua queda “nas costas” de Rain, dando tempo de finalizar o combo com um gancho ou outro golpe. Filho de Argus, deus protetor de Edenia, com uma humana, Rain é um semideus que tem o poder de controlar as águas e tudo referente a manifestações climáticas. Rain acaba sendo criado por um dos generais de Edenia, que por sinal é morto por Shao kahn assim que ele assumi o controle. Rain aparece em Ultmate MK III lutando ao lado de Shao Kahn, mas depois que é alertado do verdadeiro fim do seu pai adotivo, se volta contra o exercito do imperador.
jogabilidade
Mortal Kombat III trouxe varias inovações para a franquia, tais como possibilidade de correr, segurando o botão “run” enquanto coloca o personagem para a frente, porém, com a limitação de uma barra de de corrida que se esvaziava toda vez que o personagem corria, algo que trouxe uma agilidade ainda maior para o jogo. Outro grande elemento que marcou a franquia daí por diante foram os combos pré-programados, onde você tinha que fazer uma sequencia com os botões e emendar com alguns golpes especiais e o resultado era devastador. Tudo isso deixou o MK III muito mais dinâmico que os outros dois jogos da franquia
Cada vez que uma partida em modo versus era iniciada, tínhamos a possibilidade de colocar uma sequencia de determinados caracteres que trariam algum tipo de modificação ao jogo, e eram varias as possibilidades, desde corrida ilimitada, passando por luta no escuro e indo até jogar o jogo galaga, e outras mais.
Mortal kombat 3 também trouxe o “mercy”, movimento executado para trazer o oponente de volta a luta após perder o terceiro round com um o mínimo na barra de life. Esse movimento era muito utilizado para se fazer o “Animality” outra grande inovação da franquia que consistia em finalizar o oponente transformando-se em um animal.
Segredos
Chameleon e Khameleon: Como mencionado, Mortal Kombat III teve 3 versões que foram MK III, Ultimate MK III e MK Trilogy, e nessa escala tínhamos personagens que eram secretos em uma versão e na outra já vinha disponível, era o caso de Smoke, que não estava disponível normalmente em MK III mas estava disponível na tela de seleção do Ultimate. Ermac não vinha disponível em Ultimate MK III mas já vinha disponível no MK Trilogy … se bem que a versão Trilogy não saiu para Arcade. Seguindo a tradição de ter sempre ao menos um personagem secreto, na ultima versão do jogo, MK Trilogy que saiu para Playstation e Nintendo 64, ambos tem ninjas secretos conhecidos como Chameleon (versão Playstation) e Khameleon (versão Nintendo 64). Chameleon era um ninja que tinha cor transparente mas que mudava sua cor para a de um dos ninjas e assumia seus golpes. O mesmo vale para Khameleon, que no caso era uma ninja feminina e assumia os golpes das mulheres ninjas do jogo.
curiosidades
Combos: Os combos pré-programados que usávamos para massacrar os inimigos (ou usam para nos massacrar, depende do ponto de vista), não foram trazido para o mundo dos games por mortal kombat e sim por outra grande franquia. Killer Instinct trouxe como marca registrada grandes combos que podiam ser emendados com outras sequencia deixando-as grandes e massacrantes.
Animality: Em Mortal Kombat II, um dos grandes Fatalitys que tínhamos era o de Liu Kang em que ele se transformava em um dragão. Ainda na época do seu auge, muitos jogadores acreditavam e propagavam o boato de que cada personagem tinha sua própria finalização em que se transformavam em um animal diferente. Assim como aconteceu com o “Erro de macro” em MK I, essa boataria serviu para que Ed Boon e companhia introduzissem o Animality em MK III.
Brutality: Como mencionado, uma das grandes características de MK III são as sequencias que podem ser bem longas e tirar muito dano. Essas sequencias foram inspiradas no sistema de combos da franquia Killer Instinct, mas não foi só isso que MK puxou de KI. Em Killer Instinct tínhamos uma sequencia avassaladora que era usada para finalizar o oponente chamada de Ultra Combo, ou apenas Ultra. Essa finalização também “inspirou” Ed Boom a colocar uma finalização parecida, chamada de Brutality.
Noob Saibot não é mais ninja: Não se tinha muita coisa falando sobre quem era a sombra que vigiava o torneio do MK II conhecida como Noob Saibot, mas todos acreditavam que ela era um ninja devido aos seus contornos que tinham como base os ninjas do jogo. Na primeira versão de MK III, Noob Saibot não aparenta ser mais um ninja porque nessa versão não se tinha mas nenhum, consequentemente não se tinha sprites para servir de base para fazer o personagem, então construíram ele em cima dos sprites de Kano. Quando saiu a versão de Ultimate MK III e os ninjas voltaram, os sprites de Noob Saibot foram refeitos em cima dos ninjas novamente.
Sem Johnny Cage: Em MK III e Ultimate MK III Johnny Cage não aparece, inclusive no estágio “The Graveyard” tem uma lapide com o nome “Cage”, passando a ideia de que ele morreu na investida de Shao Kahn no plano terreno. Johnny cage retorna no MK Trilogy na versão de Playstation.
Rain – a chuva purpura: O personagem Rain na verdade é um easter eggs. O personagem “Rain” seria a principio uma pegadinha, ele estaria apenas na demonstração do jogo, quando o jogo “joga sozinho”. O personagem tem o nome de “Rain” e sua vestimenta é purpura (“Purple” em inglês), uma menção a música “purple rain” do cantor Prince (príncipe). Não por acaso, a história relata que ele seria um príncipe em Edenia.
Varias torres: A partir de MK III era possível escolher a torre em que o jogador iria competir, cada uma maior que a outra. Em MK III tínhamos 3 torres disponíveis, já em Ultimate MK III tínhamos 4.
Mortal Kombat – A aniquilação: Esse foi o segundo filme baseado nos games de mortal kombat. Enquanto o primeiro filme se mantinha mais nos acontecimentos do primeiro jogo mesclando com alguns elementos do MK II, por exemplo, o rapto de Sonya para Outworld, no segundo filme já temos os acontecimentos referentes a invasão de Shao Kahn ao plano terreno como também os personagens mais relevantes do MK III e Ultimate MK III como Cyrax, Sektor, Sindel, Motaro e etc. Este filme foi até bem recebido na época mas não muito na posteridade.
atores
John Parrish: Jax
Richard Divizio: Kano, Kabal
Tony Marquez: Kung Lao
Eddie Wong: Liu Kang
John Turk: Shang Tsung, Sub-zero
Sal Divita: Todos os Ciborgues, Todos os Ninjas Masculinos e Nightwolf
Kerri Hoskins: Sonya Blade
Brian Glynn
Lia Montelongo: Sindel
Michael O'Brien: Kurtes Stryker
Becky Gable: Ninjas Femininas
Até a Próxima