Materia feita na data de 11/06/2019, Autor: Leonardo Silva
Maquinas virtuais são programas capazes de criar um ambiente dentro de um computador real, que simula um computador, e nele, podemos instalar sistemas operacionais dos mais diversos, todas as versões de windows, distribuições linux e até mesmo algumas versões do O.S da Apple. De uma forma bem simplista, poderíamos dizer que uma maquina virtual nada mais é do que “um computador dentro de outro computador”, pois o computador virtual pode fazer quase as mesmas coisas que um sistema real, aproveitando o hardware do computador que está instalado.
Para que serve as maquinas virtuais?
Maquinas virtuais servem para vários propósitos. Muitas empresas acabam usando os recursos de virtualização para poderem rodar aplicações que normalmente não seriam compatíveis com as maquinas “hospedeiras”, ou mesmo para poderem separar as aplicações e recursos em maquinas distintas para serem acessadas por terminais e usuários totalmente independentes. Exemplo desse casos é o Windows Azure , plataforma da Microsoft que funciona na nuvem e que é composta basicamente de maquinas virtuais que são contratadas pelos profissionais que trabalharão desenvolvendo ou implantando aplicações que rodem online 24 horas. Em geral é usado também por usuários que desejam apenas testar um sistema operacional sem ter que fazer grandes alterações nas configurações dos seus computadores, tais como desinstalar seu sistema que está funcionando perfeitamente para ter que instalar um outro, ou então fazer um dual boot. Instalar uma maquina virtual chega a ser tão prático que você pode instalar uma, em um computador, depois pegar os arquivos que compõem o hd virtual, colocar num pendrive e depois instalar em outro computador.
Requisitos de uma maquina virtual
As maquinas virtuais basicamente usam os recursos do computador em que está instalada, que é chamado de “hospedeiro”, sendo assim, por exemplo, se o processador do seu computador for um Core i3 de 3.60 Ghz, quando você abrir a tela de sistema do seu computador virtual com Windows instalado, você verá o mesmo Core i3 de 3.60 Ghz, já com a memória ram é um pouco diferente, pois você deve escolher o tamanho da memória obviamente obedecendo os limites de tamanho da memória do computador hospedeiro. É necessário escolher um tamanho razoável, tentando equilibrar uma quantidade boa pra que a maquina virtual funcione e deixando também uma boa quantidade para que a maquina hospedeira possa funcionar normalmente e sem travamentos, lembrando que a memória ram da maquina hospedeira tem ainda a tarefa de segurar todos os programas e processos que estão acontecendo na maquina real e se não houver espaço na memória facilmente o computador real irá travar. O mesmo acontece com o espaço no hd, sendo que geralmente, quando você vai criar os hds virtuais é perguntado se você quer deixar todo o espaço que você irá determinar pré alocado, quer dizer, já totalmente reservado para a maquina virtual, ou se quer que o tamanho dele cresça dinamicamente até o tamanho pré determinado.
Maquinas virtuais existentes
Existem várias maquinas virtuais no mercado, algumas delas são usadas para virtualizações de grande porte, tal com o Windows Azure citado no começo da matéria e o Citrix Hipervisor (chamado anteriormente de Zen Server). Já as de pequeno porte, usadas pela grande maioria são a Windows virtual pc , da Microsoft (obviamente), VirtualBox , preferida pelos usuários de linux. Todas as duas são grátis. Existe também a Vmware , que tem a sua versão Workstation, paga e muito robusta, e a versão player, que é free. Também a Genymotion , maquina exclusiva para executar o Android, que também é paga.
Nossa opinião
É muito válido usar maquinas virtuais, na verdade usamos todos os dias, indiretamente quando acessamos algum site, pois geralmente as hospedagens de sites usam algum tipo de virtualização. Como já mencionado, maquinas virtuais são muito uteis para que possamos ter um contato com outros sistemas operacionais sem termos que instalá-los de fato em nosso computador, no entanto, é bom entendermos que mesmo se tratando dos mesmo recursos do computador hospedeiro, o desempenho de uma maquina virtual será sempre baixo, por isso pe necessário um computador com uma boa configuração para evitar travamentos tanto na maquina virtual quanto na hospedeira. Também é necessário lembrar que nem todo o hardware pode ser usado forma plena. A maquina virtual tem drivers para ser possível usar os recursos da maquina hospedeira mesmo que de forma reduzida, por exemplo, o drive de video de uma maquina virtual sempre será (até o momento dessa matéria) genérico, por mais que voc ê tenha uma placa de video. Então usar a maquina virtual para rodar programas que exijam gráficos pesados é uma tarefa impossível. No entanto, algumas maquinas virtuais ajudam bastante em outros recursos, como compartilhamento de arquivos entre a maquina virtual e a hospedeira.
No mais, qualquer uma dessas citadas na matéria são pra lá de recomendadas, então pode instalar algumas delas e começar a brincar com outros sistemas operacionais.
Até a próxima