Materia feita na data de 01/10/2019, Autor: Leonardo Silva
Street Fighter é sem dúvida um dos jogos mais jogados até hoje, sua história é tão longa e entrelaçada com a história dos jogos de lutas que quase não é possível falar desse gênero sem citar imediatamente ou ao menos pensar nesse grande game que permanece vivo e atualizado nos dias de hoje. Estamos na quinta versão da franquia e ela vem sendo periodicamente refrescada com DLCs e mais atualizações para deixar os personagens cadas vez mais equilibrados, independente de agradar a todos.
Spin off são histórias sobre personagens da ficção, sem eles de revista em quadrinhos, filmes ou jogos de videogame, que se desenrola sem que seus acontecimentos afetem o resto do universo daquele personagem, são como uma ramificação da vida daquele personagem que se estendem por uma linha alternativa, e que podem crescer em acontecimentos, inclusive gerando um outro universo alternativo para aquele personagem, como também pode apenas se resumir a uma única história aparte e nada mais, deixando sempre a linha de tempo original do personagem intacta.
Vamos hoje falar sobre alguns dos principais Spin offs relacionados a Street Fighter
7º Lugar:
Super Puzzle Fighter II Turbo
Super Puzzle Fighter II Turbo é um jogo bem diferenciado dos outros por se tratar de um jogo de Puzzle que acaba lembrando muito Tetris. Esse jogo mistura alguns personagens de Street Fighter com a galera do Darkstalkers, só que em miniaturas, onde na verdade, suas aparições servem apenas para animar o jogo, não acrescentado nada ao gameplay em si. Esse jogo veio como resposta a um jogo chamado Puyo Puyo 2, jogo também de Puzzle desenvolvido pela Sega, sucesso nos fliperamas Japoneses. Por se tratat de puzzle, esse jogo não tem história.
O jogo pode ser jogado contra um amigo ou contra a cpu, Nele, vão caindo algumas combinações de cristais e o objetivo principal é não deixar que os cristais se acumulem ao ponto de chegarem ao topo da tela, para isso, temos que colocar próximos os cristais de cores iguais para que sejam destruidos quando vir alguma esfera da mesma cor deles. Você pode destruir cristais também quando vir um diamante, que destruirá todos os cristais da mesma cor que ele tocar, independente de estarem próximos ou não. Quando os cristais que estão do seu lado estourarem, cairão a mesma quantidade de blocos do lado do seu adversário, mas com uma contagem de 5 rodadas para que eles se normalizem e possam vir a ser quebrados também. O jogo, apesar de simples, é bem divertido e ainda vale a pena jogar ocasionalmente em um emulador, ou mesmo em alguma das plataformas em que ele saiu, as quais foram os arcades, playstation 1, xbox, Sega Saturn, Gameboy Advance, Celular, PSP e outros.
6º Lugar:
Super Gem Fighter Mini Mix / Pocket Fighter
Super Gem Fighter Mini Mix, conhecido no Japão como Pocket Fighter, é um joguinho muito parecido com Super Puzzle Fighter II Turbo, sendo de fato um jogo de luta. Nele também podemos escolher entre os personagens de Street Fighter, Darkstalker e um personagem de Red Earth/Warzard. Assim como Super Puzzle Fighter II Turbo, Super Gem Fighter Mini Mix / Pocket Fighter não tem história
A jogabilidade de Pocket Fighter (prefiro chamar assim), tenta ser bem simplificada, nela temos apenas três botões, sendo soco, chute e um golpe indefensável. Os golpes começam fracos mas a medida que vamos batendo no oponente, ele vai soltando algumas gemas e diamantes que irão deixando nossos golpes mais fortes. O jogo também tem sequencias bem simplificadas onde apenas temos que apertar seguidamente algum botão, como soco forte por exemplo. Se você quer uma folga de jogos cheios de combos ou quer jogar um jogo de luta sem ter que levar tão a sério o visual, Pocket Fighter poderá te distrair um tanto
5º Lugar:
X-men vs Street Fighter
Esse jogo foi o primeiro de uma série de crossovers que a Capcom viria a fazer junto aos personagens da Marvel. Esse game vem juntando os mutantes da editora Marvel, junto com todas as suas magias exageradas e os inovadores combos aéreos ao estilo do seu primeiro game de luta para a placa cps2, o X-man the Children of Atom, aos personagem de Street Fighter, seguindo o estilo da série Street Fighter Alpha / Zero, mas apenas nos sprites mesmo, poís o jogo esses personagens acabam tendo suas mágias, golpes e mecânicas em geral sendo adaptadas para poderem lutar de igual para igual com os X-man. Como a maioria dos crossovers, X-men vs Street Fighter tem um enredo fraco onde os mutantes se unem aos lutadores de Street Fighter para combater Apocapse.
Todos os jogos de luta, por mais parecidos que aparentem, tem suas peculiaridades, alguma mecânica que lhe diferencie dos outros, e em X-men vs Street Fighter , as diferenças são enormes mas como dito acima, em X-men vs Street Fighter, o que prevalece são as mecânicas e jogabilidade dos jogos da Marvel, que incluem, desde de seu primeiro game mas de forma ainda iniciante, os combos aéreos, onde você inicia jogando o personagem para o alto e prossegue pulando e executando uma sequencia de golpes que podem chegar a tirar muito dano do adversário. Outra grande característica desse game é que você escolhe uma dupla de personagens, sendo possível revesar entre os personagens no meio da batalha, dando tempo do outro se recuperar do ultimo dano recebido, e também é possível combinar os golpes especiais, que dependendo da escolha feita, pode tirar muito dano
4º Lugar:
Street Fighter Ex
Street Fighter Ex foi um jogo de luta 3d desenvolvido pela Arika, empresa fundada por ex funcionários da Capcom. Esse jogo veio na época (1996) em que games com gráficos poligonais estavam cada vez mais populares, os jogos de lutas também estavam entrando nessa onda e jogos como Tekken, Virtual Fight e Soul Edge / Soul blade eram cada vez mais procurados enquanto seu polimento visual melhorava a cada nova versão. Street Fighter Ex acaba por dividir opiniões por seus gráficos não terem um polimento tão grande assim, mesmo para a época, isso misturado ao natural “torcer de nariz” de alguns fã que não queria que a franquia arredasse o pé do 3d, mas no final das contas Street Fighter Ex era apenas um (ótimo) spin off e Street Fighter seguia paralelamente normal com suas duas linhas temporais, Street Fighter Zero / Alpha e Street Fighter 3. Street Fighter Ex não tem enredo bem trabalhado, é apenas a tradicional história em que todos tentam impedir os chefões, Bison e Garuda de dominar o mundo.
Em Street Fighter Ex temos um visual 3d, mas sua jogabilidade era em 2d, quer dizer, era como se os personagens lutassem em uma linha reta, sem poder se movimentar para os lados, ao menos não se não for por ocorrência de algum golpe recebido. Esse estilo de jogo com gráficos 3d, mas movimentação dimensional em 2d, deu origem ao que viemos a chamar mais tarde de 2.5D, que por sinal, o sucessor “canônico” (ao meno em numeração) de Street Fighter 3, o Street Fighter 4 veio trazendo esse mesmo tipo de dinâmica. Apesar da discordância de alguns, Street Fighter Ex é um jogo muito bom, com uma ótima jogabilidade e com um sistema de cancelamento de golpes que permite combos bem danosos, para quem ainda não conhece vale a pena dar uma sacada.
3º Lugar:
SvC Chaos: SNK vs. Capcom
SVC Chaos: SNK vs. Capcom é um jogo de luta, um crossover entre os personagens da Snk playmore e os da Capcom. Segue a onda de crossovers iniciada pela própria Snk em The King Of Fighter e era o sonhado pelos jogadores já a algum tempo. Em SVC Chaos: SNK vs. Capcom temos personagens de Street Fighter, tais como Ryu, Ken, Guile, Bison e outros, misturados com “Zero“, de Megaman, Demitri de Darkstalker e Tessa de Red Earth, e do lado da Snk temos Kyo, Iori, Terry, Ryo e outros de KoF, com Cenjuro e Eathquake, de Samurai Shodown, por exemplo.
SVC Chaos: SNK vs. Capcom segue o estilo gráfico de King Of Fighter trazendo também os personagens da Capcom para esse mesmo aspecto, o que deixou muitos fãs das duas franquias satisfeitos demais. Antes de mais nada, nesse jogo é possível escolher apenas um personagem. A jogabilidade é parecido com a dos KoF da época de 2000, só que capado, temos as mesmas barras de energia, é possível fazer alguns cancelamentos de movimentos, dando possibilidade de variações enormes de combos, são usados os mesmos 4 botões, porem, não é possível correr, se você tentar fazer isso, o personagem irá dar um “dash” (pequeno passo para a frente) que se emendado com um pulo, proporcionará um salto de maior alcance (ao menos isso hein) e também não é possível desviar dos golpes, caso vcoẽ tente fazer isso, o seu personagem irá tentar agarrar o oponente (só vi essa mecânica se repetir anos mais tarde em Street Fighter 4), mecânicas essas bem características de KoF e por isso mesmo foram removidas, para não dar a entender que seria algum jogo da série KoF. SVC Chaos: SNK vs. Capcom é um bom jogo, especialmente quando você se livra da mentalmente das amarras de KoF e deixa de tentar jogar esse jogo como se tivesse jogando o “Rei Dos Lutadores”.
2º Lugar:
Capcom Vs Snk
Capcom Vs Snk foi o primeiro crossover entre essas duas grandes empresas, sendo que este foi feito inteiramente pela Capcom. Esses dois games sairam de um trato feito pelas duas empresas onde cada uma poderia fazer games misturando seus personagens com os da outra, tendo que bancar todo o desenvolvimento e ficando com todo lucro. Assim como SvC Chaos , da SNK, convertia os personagens da Capcom para o seu estilo de sprites, Capcom Vs Snk, da Capcom, converteu os personagens da SNK para seus sprites, que eram em sua maioria, herdados da franquia Alpha / Zero de Street Fighter
Enquanto SvC Chaos, da SNK, apostava na simplicidade e enxugava suas mecânicas, Capcom Vs Snk, da Capcom criava um sistema de bem elaborava em que os personagens eram separados em “proporção”, ou ratio, como ficou conhecido esse sistema. Nele, tínhamos o ratio 1, ratio 2, 3 e 4, e cada um desses grupos era mais forte e mais resistente que o outro, o jogador tinha 4 pontos de ratio para poder escolher seus personagens e, se por acaso, escolhessemos um personagem de ratio 1, ainda ficaríamos com 3 pontos para, ou escolher mais três de ratio 1, ou mais dois personagens, um de ratio 2 e outro de ratio 1, totalizando três pontos e assim por diante ... Confuso não?!!! Pois é, mais jogando você acaba se acostumando. Quando iniciamos o jogo, podemos escolher se queremos o conjunto de mecânicas da Capcom ou da SNK, incluindo-se aí se os personagens poderão encher a barra de energia com segurando os dois botões de golpes fortes, o soco e o chute, ou se encheremos apenas avançando e dando golpes no oponente. Capcom vs Snk é um jogo muito bem elaborado, inclusive mais que SvC Chaos, porem, certeza absoluta que muitos torceram o nariz por preferir os sprites da SNK, e por que não apostar que o contrário aconteceu também.
1º Lugar:
Street Fighter x Tekken
Bem, falamos sobre alguns jogos que os fã sonhavam em algum dia poderem ver e jogar, mas este com certeza seria um crossover inusitado. Estamos falando Street Fighter x Tekken, um jogo de luta feito pela Capcom que junta seus personagens da franquia de jogos mais porradeira contra os personagens mais combadores da Bandai Nanco, Tekken. Me lembro que, no máximo as pessoas faziam algumas menções a Tekken quando Street Fighter Ex saiu, por que de fato era o primeiro game em que os personagens de Street Fighter apareciam em formato tridimensional e talvez um ou outro tenha dado asas a imaginação e pensando em algum tipo de crossover, mas nada que tenha favorecido esse pensamento tinha saído de alguma dessas duas produtoras. Street Fighter x Tekken aparentemente segue o mesmo tipo de “contrato” que a Capcom fez com a SNK nos games que já falamos, quer dizer, cada uma das duas, Capcom e Nanco, tem o direito de lançar um jogo com os personagens das duas franquias, tendo todas as despesas e ficando com todo o lucro, sendo que até o momento, temos apenas Street Fighter x Tekken lançado e a única participação de personagem de Street Fighter dentro de Tekken foi Akuma, que teve uma história encaixada dentro do universo dessa franquia.
Nesse game, os personagens de Tekken seguem a mesma estética visual de SF 4, inclusive tendo movimentos especiais também, sendo que seus personagens ainda carregam esquemas de combos parecido com o que temos em Tekken, só que menos abrangente. Em Street Fighter x Tekken podemos escolher dois personagens da forma que quisermos mas o jogo já tem algumas predefinidas e zerando com elas, temos seu respectivo final, caso contrário, vemos um final genérico. Esse sistema de personagens é derivado do tag tournament, que foram os jogos de Tekken feito, também de duplas que possibilitam trocar de personagem no meio da batalha, sendo dando margem a execução de combos bem extensos.
Street Fighter x Tekken foi um jogo bem aclamado pela critica, até a chegada de suas DLCs, que provocaram a ira dos jogadores, pois alguns hackers descobriram que no disco do jogo original, os personagens já estavam no disco, então na prática, o jogador iria pagar para desbloquear personagens que já estavam na midia mas estariam “travados”. A Capcom se manifestou sobre esse assunto inicialmente dizendo que ela poderia comercializar as Dlcs do jeito que ela quisesse, deixando um mal estar entre a empresa e os jogadores
Até a próxima ...