Materia feita na data de 03/02/2018, Autor: Leonardo Silva
Essa matéria é para aqueles iniciantes em hardware, aqueles que ainda estão se familiarizando com as peças e periféricos do computador de um ponto de vista um pouco mais técnico.
Como você já deve saber, o computador se divide em duas partes, o Hardware e o Software, sendo o hardware, a parte física do computador, isto é, tudo aquilo que podemos tocar, as peças do computador em si. Já o software é a parte lógica do computador, quer dizer, as instruções que o computador deve seguir para realizar determinada tarefa.
O Hardware não funciona sozinho
Um exemplo básico, você deseja gravar um Dvd de dados, para isso você necessitará de um gravador de dvd’s ou um gravador de Blu-ray , quer dizer, um dispositivo/hardware que seja capaz de introduzir os dados desejados na mídia de dvd. Paralelo a isso, você provavelmente irá usar um software para te auxiliar nessa tarefa, um dos mais usados atualmente é Nero, que oferece varias opções e tipos diferentes de gravação. O Nero nesse caso é a parte lógica, que executará a operação de acordo com a sua vontade, selecionando o menu que você quiser, caso o dvd seja de video, localizarando os dados que você deseja gravar na mídia, verificando se os dados tem tamanho suficiente para serem armazenados no mídia, e etc. Caso você não use o nero, ou nenhum outro programa de gravação especifico, os sistemas operacionais geralmente possuem algum utilitário que irá te ajudar a gravar o dvd que você deseja, obviamente com menos opções que um bom software pode te oferecer, mas mesmo que você utilize os recursos nativos do sistema operacional, é importante que você entenda que aquele também é um software, como todo resto que vem junto com o sistema operacional.
Resumindo, todo hardware precisa ser operado por um software, os dois sempre trabalham em conjunto e se um deles apresentar problemas, o outro também não irá funcionar direito.
O Sistema precisa reconhecer o hardware
Atualmente quase todo sistema operacional reconhece um hardware novo quando o mesmo é plugado ou fazemos a instalação física no computador, mas nem todos são reconhecido automaticamente. Ex, Você comprou uma impressora nova e a instalou no seu computador novo com o Windows 10 e ele reconheceu a impressora sem problema algum, porem, você decidiu também instalar a mesma impressora no seu computador mais antigo com o Windows 7 instalado e o mesmo apenas mostrou um balãozinho na barra de sistema indicando que o computador falhou em reconhecer um dispositivo. Nesse caso, é necessário a instalação de um driver para que o sistema operacional possa reconhecer a impressora como um hardware utilizável.
O Driver faz o sistema reconhecer o hardware como um dipositivo utilizavel
Os Drivers de dispositivo são programas que ajudam o sistema operacional a reconhecer determinado hardware. Ex: Voltando a falar da impressora, quando você a conecta, você pode notar que na barra de tarefas aparece uma imagem denotando que o computador está levando algum tempo para reconhecer a impressora conectada, nesse momento, o sistema operacional está verificando se possui os drivers necessários para que ela funcione, caso contrario, e como já informado, o sistema mostrará alguma mensagem de erro, sinal de que você terá que instalar o driver adequado para que seu dispositivo funcione.
Quando você compra um novo dispositivo, geralmente na embalagem, vem um cd de instalação de drivers, nos casos em que a detecção é 100% automática, esse cd não é disponibilizado. Também é possível conseguir os drivers através do site do fabricante do dispositivo.
Obs: No Linux é aplicado o conceito de Modulo ao invés de Drives. O drive é um programa e é instalado em uma camada de software, já o módulo é instalado e funciona integrado ao Kernel (núcleo) do sistema.
É preciso saber o frabricante e o modelo do hardware
Geralmente a instalação de um drive não é muito complicada, sabendo o nome do fabricante e tendo o modelo do hardware em mãos, em uma pesquisa rápida no google você irá conseguir achar o drive que você precisa e fazer o download, sendo importante sempre observar no site se o drive que você localizou é equivalente ao seu sistema tanto na versão (Windows 7 por exemplo) quanto no barramento de dados (32 bits ou 64 bits).
Caso você não saiba o nome do fabricante, nem o modelo do seu hardware, existem programas, tais como o Aida64 , sucessor do Everest, Sandra e o Hwinfo , que podem te auxiliar nessa etapa, pois eles verificam todas as informações possíveis sobre o hardware que você tem instalado no seu computador, são conhecidos como programas de diagnostico. Tanto o Aida64 quanto o Sandra são pagos, mas tem versão Trial, o Hwinfo é gratuito.
Para aqueles que preferirem fazer isso de uma forma mais automatizada, existe o Drive Easy , que verifica os drivers que estão intalados, os drives que precisam ou podem ser atualizados e os que não estão instalados, dando a opção de baixar e instalar os drives pelo próprio programa. o Driver Easy e pago, mas tem versão Trial.
Considerações
Como você pode ver, o conceito de driver não é complicado, porem, é necessário que você instale o driver adequado, caso contrario, o computador pode apresentar mal funcionamento e ficar, por exemplo, em "loop infinito", nesses casos é necessário acessar o modo de segurança ou verificar algum modo de reverter essa situação, esses outros ficaram para uma próxima matéria.
Até a próxima matéria!!!