7 Grandes Jogos de Survival Horror

7 Grandes Jogos de Survival Horror

Materia feita na data de 21/08/2024, Autor: Leonardo Silva

E awe Galera, blza ??!!

Existem vários gêneros de jogos, que vão de puzzles, passando pelos jogos de esporte e indo até os de luta. Podemos curtir vários destes, pois eles sempre nos cativam de formas diferentes, mexem conosco de formas diferentes, causam reações diferentes. E se tem um gênero que consegue mexer conosco de tal forma, são os jogos de terror, seja nos mantendo tensos com a possibilidade do que poderá acontecer no próximo passo, seja nos provocando sustos e até mesmo gritos com algum jumpscare (do inglês, “susto repentino”) safado, ou até mesmo nos dano uma sensação de alivio, quando finalmente chegamos em uma “saveroom”, nome cunhado para salas ou ambientes do jogo em que o game pode / é salvo e que geralmente não pode ser acessada por algum inimigo.

Esse gênero definitivamente consegue prender nossa atenção, e muitas vezes, a mesmas reação que nos prende, também pode nos fazer largar o controle / teclado /celular por algum tempo, seja pelos sustos, seja pelo sentimento de impotência, diante de perigo que se mostra muito maior do que o que seu personagem consegue enfrentar, no entanto, um dos subgêneros do jogos de terror se mostra um contra-ponto, ao menos com relação a esse sentimento de impotência. Este subgênero é Survival Horror.

As principais características do Survival Horror são: Terem os itens, tais como munição e recuperadores escaços e também a condição que o jogo te dá, de que mesmo perseguido, ao menos em algum momento você vai ser capaz de vencer seu oponente, assim como descrito nas palavras do responsável pelo inicio da série de jogos Resident Evil, Shinji Mikami: “(Terror e Survival Horror) são gêneros próximos, mas a diferença entre o terror e o survival horror é que, neste último, você pode vencer os monstros e se sentir bem fazendo isso. Você tem que ter essa sensação de ser capaz de derrotar um monstro, mesmo que seja difícil”.

Hoje vamos com uma lista dos 7 mais importantes Survival Horror, lembrando que mesmo que alguns desses jogos tenham suas características principais pertençam a outro gênero, o mesmo vai conservar os elementos que ainda o prendem ao Survival. Vamos lá:

7º Lugar:

Sweet Home

Em Sétimo lugar está Sweet Home. Poucos devem conhecer esse game mas ele foi um dos jogos que serviu de base para a criação de Resident Evil. Sweet Home foi um jogo feito para Nintendinho em 1989 baseado num filme de mesmo nome, que foi lançado simultaneamente com o jogo. Em Sweet Home, controlamos uma equipe de cinco indivíduos que adentram na mansão do falecido Senhor Mamiya Ichirou, um pintos de quadros.

Ao adentrar na casa, eles descobrem que a mesma está assombrada pelo espirito da mulher do Senhor Mamiya e agora lutam para escapar da mesma. Cada personagem carrega um item especifico, que tem sua utilidade dentro do jogo. Kazuo, o lider da equipe, carrega um esqueiro que pode queirmar cordas que impedem a passagem do grupo em determinadas áreas, Taro é fotografo e carrega sua câmera que pode ser usada para registrar os afrescos que aparecem na mansão e assim ir descobrindo pistas, Akiko é enfermeira e pode curar-se e também a outros membros da equipe, Asuka é uma empregada domestica que pode remover entulhos com seu aspirador de pó e assim abrir passagem e também temos Emi, personagem que carrega uma chave que pode abrir quase todas as portas.

Sweet home é um RPG de turno com forte temática de terror de sobrevivência, com inimigos bizarros. Ele entra na nossa lista pela sua criatividade de gameplay e principalmente pela sua importância ao gênero survival horror, pois trouxe muitos elementos que foram utilizados em outras franquias no futuro, inclusive Resident Evil, tais como as backtracking, quer dizer, avançar no jogo para pegar um item e voltar para desbloquear alguma porta a qual não se tinha acesso e também as animações de portas abrindo quando conseguimos abri-las, servindo mais tarde em outros games como uma tela de loadings.

Sweet Home é Rpg com boa pitada de Survival
Sweet Home é Rpg com boa pitada de Survival
Apesar de pixelado, o game tem uma pegada bem gore.
Apesar de pixelado, o game tem uma pegada bem gore.

6º Lugar:

Clock Tower

"Clock Tower" é um jogo de terror de sobrevivência lançado originalmente para Super Nintendo em 1995. O jogo segue a história de Jennifer Simpson, uma órfã que é adotada por uma família que se muda para uma mansão sinistra. O enredo gira em torno de um assassino chamado Scissorman, que persegue Jennifer enquanto ela explora a mansão em busca de respostas sobre sua adoção e sobre o misterioso passado da mansão. O jogo é conhecido por seu clima tenso, mecânica de esconder-se e por suas múltiplas formas de finalização.

Clock Tower consegue trazer uma atmosfera de perseguição constante e denota a batalha constante pela sobrevivência, o que o tornava um jogo diferenciado dos outros na biblioteca do Snes. O jogo proporcionava que ao menos em alguns dos final, Jenniffer conseguisse sobrepujar o vilão Scissorman.

"Clock Tower" foi lançado para várias plataformas ao longo dos anos. Além do Super Nintendo, ele também foi lançado para PlayStation, WonderSwan, PlayStation Portable e celulares japoneses. Além disso, houve várias sequências e spin-offs para diferentes plataformas. As versões mais marcantes foram as de Super Nintendo e PlayStation, sendo que, obviamente a versão do PlayStation pôde trazer uma gama de diferenciais, tais como, gráficos melhorados, cutscenes adicionais e uma trilha sonora expandida em comparação, comparando-se com a do Super Nintendo, no entanto, Clock Tower ganha uma conotação bem mais singular dentro da biblioteca do Snes, numa época em que esse gênero ainda não era tão popular.

Clock Tower é sem dúvidas um título do Super Nes que consegue trazer uma atmosfera e jogabilidade diferenciada
Clock Tower é sem dúvidas um título do Super Nes que consegue trazer uma atmosfera e jogabilidade diferenciada
Clock Tower trás um tipo de inimigo que se tornou muito popular nos jogos de sobrevivência, que é o perseguidor,
Clock Tower trás um tipo de inimigo que se tornou muito popular nos jogos de sobrevivência, que é o perseguidor,

5º Lugar:

Alone in the Dark

Em quinto lugar temos Alone in the Dark, game bem conhecido dos jogadores de pc por volta do inicio dos anos 90. Alone in the Dark foi feito em 1992 pela infogrames para Nec pc-9801, MS-DOS dentre outros. Alone in the Dark tinha gráficos 3D bem satisfatório para a época, até mesmo porque ainda não se tinha muita coisa do gênero, e uma jogabilidade bem peculiar, e que foi o suficiente para ganhar muitos fâs.

Em Alone in the Dark, a trama gira em torno da Mansão Decerto em 1920, quando o dono da mansão, Senhor Jeremy Hartwood se suicida. A principio, todos atribuem a morte dele a influencia da mansão que acreditam ser mal assombrada, e as autoridades locais não prosseguem com qualquer investigação. Podemos escolher entre dois personagem, Edward Carnby, que é um investigador particular, ou Emily Hartwood, sobrinha de Jeremy. Ambos tem seu interesse primário personalizado em um piano que está localizado no sotão, sendo que para Edward Carnby, o investigador, esse serviço foi encomendado por um dono de um antiquario, já para Emily Hartwood, sobrinha de Jeremy, no piano existe uma gaveta onde Jeremy explicaria o motivo de seu suicídio.

Alone in the dark ocupa nossa quinta posição pela sua contribuição para o gênero survival horror, pois apesar de sua gameplay datada, podemos facilmente identificar elementos que solidificaram o gênero, tais como a tensão do que pode ser encontrado em cada espaço novo acessado, a forma como administramos os itens encontrados, pois muitas vezes, se algum item faltar, como por exemplo flechas para usar no nosso arco, podemos não ter como combater certos inimigos. É um game que influenciou diretamente Resident Evil, pela sua gameplay onde temos que entrar no menu e ver a melhor arma para combater determinadas ameaças considerando a questão de escassez e principalmente as tomadas de câmera que também são fixas e estão quase sempre em um local diferente ao entrar em alguma área da casa.

Para aqueles aos quais podem encarar como uma barreira os gráficos e jogabilidade do game, foi lançado em março deste ano (2024) o remake (não tem nome de remake) do jogo. Até agora se encontra com analises “ligeiramente positivas” na Steam. Alguns relatam que esse jogo é fiel ao original mas tem algumas mudanças no enredo, o que parece bem “ok”. De qualquer forma, esse jogo realmente precisava de um remake.

Alone in the Dark foi um bom jogo de computador lançado no inicio da década de 90. Que apesar de causar certa admiração na época pelos gráficos, logo ficou defasado
Alone in the Dark foi um bom jogo de computador lançado no inicio da década de 90. Que apesar de causar certa admiração na época pelos gráficos, logo ficou defasado
A câmera para e a movimentação tanque logo te fazem lembrar de outros clássicos do survival posteriores
A câmera para e a movimentação tanque logo te fazem lembrar de outros clássicos do survival posteriores

4º Lugar:

Dino Crisis

Em quarto lugar temos Dino Crisis, o Survival Horror de dinossauros que surgiu na linha de Resident Evil. Na verdade, Dino Crisis é bem isso mesmo, um Resident Evil com velociraptors ao invés de zumbis, mais é um exemplo de jogo que soube seguir a vibe, talvez por ter sido concebido pela mesma pessoa por trás de Resident Evil, Shinji Mikami. Dino Crisis foi produzido pela Capcom, em julho de 1999 para Playstation. Contava com muitas das mecânicas comuns da época, mas os cenários eram renderizados em tempo real e a câmera conseguia seguir a nossa protagonista ao menos em alguns cenários.

Em Dino Crisis, estamos na pele de Regina, que integra uma equipe de resgate chamada S.O.R.T. Nossa tarefa principal é resgatar o cientista chamado Edward Kirk, que todos acreditavam estar morto, mas foi descoberto que estava trabalhando em uma ilha chamada Ibis. O cientista é um renomado estudioso de fontes de energia e o mesmo acaba descobrindo uma nova fonte de energia que ele chama de “A TERCEIRA ENERGIA” (Third Energy). O jogo começa com a equipe descendo de helicóptero nessa ilha quando são atacados por um tiranossauros – rex e daí eles descobrem que a ilha está infestada de dinossauros

Dino Crisis entra no nosso top 7 por ser um survival horror original, na medida do possível e saber aproveitar bem toda a onda de jogos que apareceram nessa linha. É um jogo que soube dosar bem as várias backtracks dentro da gameplay, ao mesmo tempo que aproveita os dinossauros como antagonistas de uma forma legal, sem exageros, colocando na maioria das vezes velociraptors, que são de estatura aproximada a de Regina. Dino Crisis fez sucesso suficiente entre os jogadores para ganhar uma sequencia, também para Play1, bem diferente do primeiro, mas que passou a agradar aqueles que torceram o nariz por acharem parecido demais com Resident Evil.

Dino Crisis, o famoso RE de Dinossauros
Dino Crisis, o famoso RE de Dinossauros
Apesar da comparação, a franquia tem seu próprio brilho e vale a pena dar uma conferida
Apesar da comparação, a franquia tem seu próprio brilho e vale a pena dar uma conferida

3º Lugar:

Dead Space

Dead Space ocupa nosso terceiro lugar. Foi um jogo produzido pela EA em 2008 e lançado para Windows, Xbox 360 e Playstation 3. É um jogo em terceira pessoa com temática espacial, onde encontramos um sentimento de isolamento, por estamos num ambiente onde quase todos estão mortos, os que ainda não, estão mutilados e nos últimos suspiros, e ainda, os que morrem ainda voltam como criaturas monstruosas querendo nos matar.

Dead Space se passa no século 26, onde os recursos do planeta terra se tornaram escassos e a exploração espacial ficou mais difundida do que nunca. Nosso protagonista é o engenheiro Isaac Clarck, ele integra uma equipe de tripulantes na nave USG Kellion. Essa nave é deslocada ao encontro da gigantesca nave de exploração chamada USG Ishimura, para investigar o que teria acontecido. A Ishimura estaria inoperante depois de ter recebido um artefato vindo da colonia humana no planeta Aegis 7. O problema é que quando eles chegam na Ishimura, depois de um pouso forçado por conta de destroços que eles tem que enfrentar. Depois do pouso forçado, em poucos instantes, a tripulação da USG Kellion acaba se separando após um ataque de uma criatura desconhecida, inclusive gerando baixas, e Isaac fica sozinho e tendo que lidar com boa parte do serviço pesado ao mesmo tempo em que fica exposto as criaturas alienígenas que depois ficariam conhecidas como Necromorfos

Dead Space entra na nossa lista por ser um Survival Horror de grande qualidade, explorando muito bem a temática espacial com puzzles que exploram muito bem elementos como gravidade, pressão e descompressão e muitos outros. A parte chata são os jumpscares, principalmente os gritos das criaturas. Dead Space tem um Remake lançado em janeiro de 2023, o qual recebeu ótimas criticas, especialmente no quesito gráfico, no entanto, o jogo de 2008 também tem excelentes gráficos então, dependendo do seu gosto ou do seu bolso, pode pegar qualquer uma das versões e jogar numa boa

Dead Space é um jogo que soube explorar como nenhum outro a temática espacial dentro do Survival Horror
Dead Space é um jogo que soube explorar como nenhum outro a temática espacial dentro do Survival Horror
A melhor estratégia para a maioria dos adversários é desmembrar-los
A melhor estratégia para a maioria dos adversários é desmembrar-los

2º Lugar:

Silent Hill

Silent Hill ocupa nossa segunda posição trazendo um Horror de Sobrevivência regrado a Terror psicológico. Foi produzido pela Konami em fevereiro de 1999 para o Playstation. Em Silent Hill, temos inimigos disformes, provindos do imaginário humano, de seus medos e traumas e as causa geralmente eram sobrenaturais. O jogo da uma sensação de que o protagonista está o tempo todo enfrentando ameaças vindas de um sonho, como se algo enxergasse o que existe dentro dele e colocasse para ele enfrentar.

No enredo de Silent Hill nosso protagonista se chama Harry Mason, e está a passeio com sua filha,indo para a cidade Silent Hill. EM determinado momento ele vê um vulto de uma mulher, na estrada e para desviar, ele acaba derrapando na pista. Em seguida, ele desperta dentro do carro e não vê mais sua filha ao seu lado. Ao sair do mesmo, ele percebe que está em Silent Hill, mergulhada em neblina e então parte a procura de sua filha.

Silent Hill é nosso segundo lugar por trazer o terror psicológico de uma forma bem elaborada aproveitando bem os recursos que o console tinha para oferecer, tais como a neblina que foi colocada no jogo para desfaçar o retardo que o Playstation tinha para renderizar as imagens que tinham q formar enquanto o protagonista percorria o cenário principal, que era a cidade. Silent Hill conseguia criar um clima de tensão, principalmente por conta do radio que ele carregava, que começava a mostrar sinais sonoros de estática quando alguma ameaça paranormal chegava perto. Quem jogou na época se lembra bem.

SIlent Hill trouxe com maestria o terror psicológico, com criaturas bizarras parecendo sair de um pesadelo.
SIlent Hill trouxe com maestria o terror psicológico, com criaturas bizarras parecendo sair de um pesadelo.
Nosso personagem é um homem comum, sem qualquer treinamento que tem que lutar usando canos, enquanto raciona a munição de sua arma.
Nosso personagem é um homem comum, sem qualquer treinamento que tem que lutar usando canos, enquanto raciona a munição de sua arma.

1º Lugar:

Resident Evil

Em primeiro lugar, não tinha como ser outro game, Resident Evil com certeza merece estar no topo dessa lista, já que foi o game que popularizou o Survival Horror. É muito difícil falar sobre Survival Horror e não citar Resident Evil, pois foi o jogo que conseguiu dar uma nova roupagem para os jogos de terror. Nâo podemos falar que Resident foi o primeiro game do gênero, e como fomos citando, muitos outros jogos serviram de inspiração para este, tendo sido “Alone in the dark” o maior “influenciador”. Resident Evil foi um jogo de Survival Horror lançado em 1996 pela Capcom, concebido pelo grande Shinji Mikami e feito para o Playstation. Em 2002 ganhou um Remake para gamecube com uma fidelidade enorme ao original passando assim a muitos considerarem apenas o Remake quando se fala em Resident Evil 1

Resident começa com acontecimentos estranhos boatos das montanhas Arklay que ficam localizadas na cidade de Raccoon (Raccoon City) com respeito a desaparecimentos e canibalismo. A medida que essas informações vão ficando mais fortes, uma equipe é chamada “Bravo” do “Serviço Especial de Tática e Resgate”, ou seja, dos S.T.A.R.S, foi mandada para as montanhas para investigar o que estava ocorrendo, mas elas não mandam mais resposta. Então os S.T.A.R.S manda uma segunda equipe conhecida como “Alpha” para saber o que aconteceu com a primeira e prosseguir as investigações. Esta é atacada por cães “diferenciados”, digamos assim, e acabam buscando abrigo em uma mansão ali próxima. Não demora muito para que eles descubram que tudo que está circundando os acontecimentos relacionados a mortes de canibalismo, inclusive o sumiço da equipe “Bravo” estão relacionados diretamente com esta mansão.

O sucesso de Resident Evil em trazer e popularizar o gênero de Survival Horror em comparação ao seu antecessor espiritual, se deve boa parte ao espaço de anos em que os dois foram feitos, onde o RE 1 pôde aproveitar melhor os avanços tecnológicos trazendo uma experiência mais aprimorada, gráficos muito melhores e uma fluides muito maior na movimentação dos personagens. Outro fator que ajudou bastante foi o Playstation ser muito mais acessível para o grande público do que qualquer computador pessoal na época.

Resident Evil foi tão bem sucedido que trouxe mais duas sequencias ainda no Playstation, mais um game de tiro em primeira pessoa que não teve uma receptividade tão boa, de resto,é o sucesso que já conhecemos, chegando até a data dessa matéria, em seu oitavo jogo numerado e sendo lançado o remake do Resident Evil 4.

Resident Evil foi e é sinônimo de Survival Horror, ditando regras até os dias de hoje.
Resident Evil foi e é sinônimo de Survival Horror, ditando regras até os dias de hoje.
O game é marcado por idas e voltas nos mapas, procurar itens, e claro, eliminar os zumbis.
O game é marcado por idas e voltas nos mapas, procurar itens, e claro, eliminar os zumbis.

Survival Horror foi sem dúvidas, um dos gêneros que mais cresceu desde o seu surgimento e foi se massificando ainda mais durante os anos. Essa lista traz boa parte da base do survival, quando ainda com poucos recursos, os desenvolvedores conseguiam mexer com nossas percepções e numa época que ninguém falava em “imersão”, pois nem os gráficos, nem as jogabilidade deixavam o jogador “imergir”. Muitos dos jogos que vemos hoje e são reconhecidos pelo grau de imersão, beberam de alguma dessas fontes e claro, tem muito mais jogos contemporâneos a estes e com peso igual, mas essa é nossa lista. Esperamos que tenham gostado boa jogatinas







Gostou da matéria?

Mande uma mensagem diretamente para nosso sistema e assim que possível te responderemos. Aproveite para sugerir alguma matéria também.

Que tal compartilhar com seus amigos

Compartilhe em suas redes sociais, isso irá ajudar outras pessoas a conhecer nosso trabalho