Placas de video, o que levar em consideração quando for comprar?

Placas de video, o que levar em consideração quando for comprar?

Materia feita na data de 07/11/2017, Autor: Leonardo Silva

 

Quando você pensa em montar um pc gamer, uma enorme dúvida na horas das comprar é como escolher uma placa de video. Sem ela, você pode até rodar alguns jogos com gráficos relativamente fracos, talvez aproveitando a GPU integrada do processador, caso o seu tiver, eles ainda ganharão certa qualidade, mas nada vai se comparar com as configurações da placa de vídeo de verdade.

 

A placa de video é o hardware responsável pela montagem das imagens na tela (renderização), é requerida no uso de aplicativos que exigem muito desempenho gráfico, majoritariamente os programas que montam e desenham na tela imagens 3D, tais como o Blender, AutoCad e outros, portanto, é um item desnecessário caso o usuário apenas deseje um computador para fazer tarefas básicas, sendo o video da própria placa mãe mais do que necessário. Nesses casos usamos apenas o termo “dispositivo de video”, ou “video onbord”, pois o mesmo se encontra embutido na própria placa mãe, dispensando uma placa externa.

 

As placas de video se assemelham bastante a uma placa mãe, pois as mesmas possuem seu próprio processador e também suas  próprias  memórias, então, assim como é necessário entender, ou ao menos ter ideia do pc que está comprando, se faz necessário entender as especificações da placa gráfica no momento da compra.

 

Para ajudar você na hora da aquisição de sua placa, separamos alguns pontos que você deve considerar ao comprar sua plaquinha:

 

 

Chip Gráfico (GPU)

 

O chip gráfico, mais conhecido como GPU (unidade de processamento gráfico) é o principal item a ser observado na compra da placa de video. Ela está para a placa de video, assim como a CPU ou processador, está para a placa mãe. Todos os objetos que você vê exibido no seu monitor são renderizados por ela, aproveitando os recursos armazenados na memória de video ou seja, quanto melhor for sua gpu, mais poderoso será o processamento das imagens exibidas no seu monitor.

 

Assim como os processadores, as gpu’s também tem sua velocidade estabelecida através dos ciclos de informações que ela pode processar por segundo que são medidos por Hetz, ou seja um placa de video que atinja Ghz 2.0 atinge 200.000.000.000 ciclos de operações por segundo.

 

Os principais fabricantes de chip gráfico atualmente são a NVIDIA e a AMD e esses nomes acabam sendo confundidos com o nome do fabricante da placa de video, é necessário distinguir isso bem. Outra questão a ser levada em consideração é que alguns desenvolvedores de jogos tem a parcerias com um desses fabricantes de gpu, por exemplo, no windows, quando você inicia Street Fighter ou Tomb Rider, dentre as logos que você verá antes da abertura do jogo, terá a da NVIDIA, significando que aquele jogo foi optimizado pensando nessas GPU’s. Isso, obviamente, não quer dizer que você não irá poder jogar com outra gpu, só quer dizer que na gpu da NVIDIA, o jogo irá ter um ganho a mais em desempenho e/ou qualidade gráfica, que as vezes, não é tão perceptível assim.

 

 

Memória

 

A memória da placa de video, também chamada de VRAM (memória ram do video) é um dos itens que mais salta a os olhos quando estamos escolhendo uma boa placa de video. Como falado anteriormente, a memória do video está para a placa de video assim como a memória ram está para a placa mãe, quer dizer, serve para armazenar o que está sendo processado. A memória da placa de video serve para guardar texturas, filtros e tudo mais que possa acrescentar efeitos e ser usado na renderização da imagem, trocando em miúdos, quanto mais memória de video  sua placa tiver, mais recursos ela irá armazenar para poder ser processado pelo chip gráfico da sua  placa.

 

Atualmente os jogos pedem placas com uma media de 2 gigas de memória de video, então, dependendo do jogo que você vai rodar, a quantidade pode ser insuficiente, por exemplo, Ghost Recon pede como requisito mínimo 2 gigas de vram, já como requisito recomendado, pede 4 gigas de vram.

 

Atualmente, os modelos das vram’s estão na versão GDDR5.

 

 

Os Bits (barramento de dados)

 

Outro item bastante falado com relação a placas de video,são os bits que uma placa tem, geralmente você já vu referencias de placas com 64 bits, 128 bits, 256 bits. Esse termo se refere a quantidade de bits que trafega entre a gpu e as memórias da placa de video, então quanto maior é esse barramento, mais rápido os dados trafegarão por esse circuito, menos consultas o barramento fazer nas memórias para pegar os dados restantes e entregar a gpu e mais rápido a imagem será montada na tela, trocando em míudos, quanto maior os Bits, mais rápido esse barramento funciona e melhor o desempenho da placa de video.

 

Os jogos não contem expecificação quanto a esse requisito, logo, você não irá deixar de jogar algum jogo devido a sua placa ser 64 bits, por exemplo.

 

Fábricante

 

O fabricante da placa de vídeo também tera um grande peso na escolha da placa, pois esse detalhe é o sinônimo de qualidade na fabricação dos circuuitos e na durabilidade da mesma. Como já falado, as placas de video tem fabricantes diversos e não devem ser confundidos com os fabricantes de GPU’s.

 

Os principais fabricantes de placas de video são a XFX, HIS, ASUS, VisionTek, Club Graphics, Sapphire, MSI, Force 3D, Diamond Multimedia, PowerColor, GeCube, GIGABYTE, ECS, EVGA, Point of View, Zotac, Zogis, sendo que qualquer uma dessas irá usar uma gpu da  NVIDIA, AMD ou ainda de algum outro fabricante, portanto, pra exemplificar, a  MSI poderia fazer uma serie de placas de video com gpu da NVIDIA, e outra serie  de placas de video com gpu da AMD, salve que alguns desses fabricantes pode ter algum contrato que venha a “amarrar” a fabricação de suas placas a um desses fabricantes de gpu, mas isso já é outra história. 

 

 

Compatibilidade com directx, openGl e outras API’s

 

Api é a sigla para “ Application Programming Interface” ou seja “Interface de Programação de Aplicativos”. Tem como responsabilidade interligar varias linguagens de programação diferentes, ou funções criadas por determinada  linguagem. No caso dos jogos e exemplificando de uma forma, muitíssimo simplificada, ela irá integrar as imagens montadas na sua tela com os comandos que você faz no teclado e varias outras instruções vindas da placa de video e do processador e etc.

 

As principais api’s que temos no mercado hoje em dia, voltadas para jogos são a DirectX e a OpenGL, usadas pelo Windows e Linux respectivamente. O DirectX tem certa vantagem pelo fato de ser usado nos sistema da Microsoft e ter investimentos pesados a cada nova versão, já o OpenGL tem o código aberto e pode ser modificado e melhorado pelo fabricante que decidir utilizar para desenvolvimento.

 

O que mais você deve presta atenção, com relação a esse item na hora de compra sua placa de video, é a compatibilidade que ela tem com a versão de OpenGL e DirectX mais atuais, o OpenGL está na versão 4.5 e o DirectX está na versão 11. Alguns jogos tem suporte para a versão mais atual e versões anteriores, mas caso você adquira um jogo que só tem suporte ao DirectX 11 e sua placa não tenha esse suporte, provavelmente seu jogo não irá rodar

 

 

Compatibilidade com tecnologias como Sli e Crossfire

 

Esse item é o ultimo da lista porque sería opcional e mais restrito aqueles gamers que procuram um desempenho além das tecnologias existentes.

 

O Sli e Crossfire são tecnologia que implicam na união de duas ou mais placas de video acopladas na mesma placa mãe sendo que a Sli é usada pela NVIDIA e A Crossfire é usada pela AMD e ambos só permitem que as placas conectadas sejam de seus especificos fabricantes de chip gráficos.

 

Cada uma dessas tecnologias irá ter suas próprias especificações para funcionar, sendo que é interessante entender que, seja qual for a tecnologia, colocar duas placas de video, não significará que você irá dobrar o seu desempenho e sim que isso implicará em um ganho de desempenho, por exemplo, se com uma placa de video da AMD você conseguir 60 fps (quadros de imagens por segundo) em um jogo qualquer, colocar outra do mesmo modelo em Crossfire não te deixará com 120 fps, e sim te dará algum ganho a mais de fps.

 

Se com alguns modelos, é possível ter um desempenho superior aos videogames de ultima geração, com duas ou mais, mesmo que não dobre o desempenho, seu computador já terá um desempenho bem elevado e ainda maior do que os atuais Playstation 4 e Xbox one. Vale lembrar que ao colocar uma placa de video, é quase que obrigatório ter uma fonte real no seu computador e como estamos falando de duas ou mais placas de video num mesmo pc, é bom não economizar na fonte, pois ela terá que dar conta do recado.

 

 

Continua ...



placa de vídeo
placa de expansão
vídeo
gpu
hadware
jogos




Gostou da matéria?

Mande uma mensagem diretamente para nosso sistema e assim que possível te responderemos. Aproveite para sugerir alguma matéria também.

Que tal compartilhar com seus amigos

Compartilhe em suas redes sociais, isso irá ajudar outras pessoas a conhecer nosso trabalho