Materia feita na data de 31/03/2023, Autor: Leonardo Silva
Pra quem adora uma nostalgia, emuladores são essenciais e não podem faltar no PC, disputando lugar com os games em nossas bibliotecas espalhadas pelos nossos iniciadores (launcher) de nossas lojas favoritas.
Na última terça feira (28), o Dolphin, grande emulador de GameCube e Nintendo Wii chegou na Steam como acesso antecipado, ou seja, você já pode instalar, jogar, e pode ajudar os desenvolvedores reportando algum bug.
Tanto no site oficial do emulador Dolphin, quanto na loja da Steam, afirma que será lançado no segundo trimestre de 2023 e um de seus desenvolvedores, o OatmealDome, conhecido por estar envolvido com vários projetos relativo a Nintendo, veio destacar que o Emulador será compatível com Steam Deck, o portátil da Steam, o que promete acirrar ainda mais a disputa entre o portátil de Steam e o Nintendo Switch, da Nintendo.
Conhecendo a Nintendo, provavelmente ela não deve estar gostando nada disso, porém, os direitos da Big N se limitam a sua propriedade intelectual, então, a mesma apenas pode "bater" em cima daqueles que propagam seu jogos de forma ilegal. Com relação aos emuladores, parte-se do principio que os mesmo são desenvolvidos com engenharia reversa, ou seja, usam recursos sem nenhuma conexão com o original para obter os mesmo resultados, logo, a Nintendo, hipoteticamente não tem como tomar nenhuma medida contra.
Finalizando, essa não é a primeira vez que a Steam flerta com os emuladores, o RetroArch já está disponível para adicionar a biblioteca. O RetroArch é um frontend que serve para o background de uma grande gama de outros emuladores.
Boa Jogatina