Materia feita na data de 03/05/2023, Autor: Leonardo Silva
Se alguém comentasse, há mais ou menos 10 anos, em uma roda de jogadores que a Sony iria lançar seus jogos exclusivos também para PC, muitos dariam uma boa risada, mas para o bem da industria dos jogos, isso já vem acontecendo a algum tempo, e se depender da Sony, vai continuar.
Essa confirmação veio do ultimo relatório de receitas da Sony, referente ao ano fiscal de 2022. No mesmo, ela afirma que continuará lançando jogos do seu catalogo para PC. Indicativo de que a estratégia está sendo lucrativa, mesmo assim, o relatório não daria previsão de alguma janela de tempo, de algum lançamento.
A Sony também falou o seguinte em seu relatório: “Também estamos planejando lançar um título importante, Marvel’s Spider-Man 2, neste ano fiscal, e pretendemos continuar criando novas IPs, lançando títulos de catálogo para PC e fortalecendo o desenvolvimento de serviços de jogos ao vivo”.
Diferente da Microsoft, talvez até mesmo por motivos óbvios (podemos dizer que Microsoft tem duas plataformas, o S.O Windows e a linha de console Xbox), a Sony demostra não ter interesse de fazer lançamentos simultaneamente, no console e no PC. Ela sempre lança primeiramente na sua plataforma "default", e só depois de algum tempo de lançado, ela avalia fazer o porte para PC. Essa é uma estratégia para continuar mantendo a venda dos jogos, além de manter o hype para mais um lançamento daquela determinada franquia, quando é o caso, pois muitos dos jogos que tiveram a previsão de continuação, ganharam portes para PC, uma estratégia clara para dizer aos jogadores que no Playstation você poder jogar o jogo assim que lançado e não vai precisar aguardar sair um porte anos depois.
Bem, querendo ou não, sendo um sonista xiita, ou um pcsista que "não gosta de esmolas" a verdade é que todos saem ganhando com isso, a Sony, que vai dar mais uma alavancada nas vendas dos seus jogos, mantendo ainda seus mais novos títulos como exclusivos é jogadores de PC vão ter mais grandes títulos a disposição.
Boa jogatina