Andromeda OS, O Sistema Modular da Microsoft

Andromeda OS, O Sistema Modular da Microsoft

Materia feita na data de 06/01/2018, Autor: Leonardo Silva

 

 

Para você que se sentiu orfão quando a Microsoft deixou de lado Windows Phone, vem aí uma grande novidade. O Andromeda OS, o novo (…) da Microsoft para Mobile … ?

 

Bem, as informações ainda estão um tanto confusas e meio nebulosas ainda. O que se sabe de fato é que, o Andrômeda será uma “ramificação” no desenvolvimento do Windows 10, trazendo o conceito de modularidade para outras arquiteturas. Atenção para não confundir Andromeda OS com Microsoft Andromeda, que seria um Mobile em desenvolvimento da Microsoft. Essa matéria não trata desse novo Mobile.

 

 

O que seria Modularidade

 

Quando falamos de modulos, nos referimos a o conjuntos de funcionalidades, API’s e tudo mais que dariam suporte para determinado comportamento ou peculiaridade do sistema. Conhecemos o Windows 10 como ele é, através dos computadores desktops ou laptops, esse seria o sistema padrão. Para os outros dispositivos, seriam retirados determinados modulos e acrescentados outros, de acordo com suas arquiteturas, limitações e peculiaridades. Exemplo mais prático e que distingui bem um dispositivo de outro são as áreas de trabalho que estes possuem e a forma como os programas são abertos nele. No desktop, os programas são abertos em janelas e podem ser redimensionados de forma que caibam outros programas ou seja possível visualizar mais de um elemento na área de trabalho, fora o programa que esteja aberto.

 

O mesmo não acontece com os smartphones ou tabletes atuais, que abrem o programa ocupando todo espaço da tela do dispositivo, aproveitando todo espaço do mesmo, já que o mesmo tem tamanho reduzido se comparados a um monitor de pc ou tela de notebook. Se um sistema for adaptado de um pc para um smartphone, toda a área de trabalho teria que ser refeita visando um funcionamento mais aproveitavel para a tela do smart, no caso de um sistema modular, todo o desenvolvimento feito, por exemplo, na área de trabalho do pc e o desenvolvimento feito na produção área de trabalho para smartphones podem ser realizados separadamente e cada um vai ter apenas os recursos necessários para o seu funcionamento, nada a mais herdado da outra plataforma, nada a menos.

 

 

Dito isto, creio que ficou mais fácil de entender como o Andromeda OS irá funcionar. Esse projeto tem como ambição fazer o Windows voltar a competir no mercado de Smartphones, mas acima de tudo, unificar o sistema de modo a funcionar em vários dispositivos, algo que a  Apple vem investindo a algum tempo com seu IOS e que a própria Microsoft já havia tentado anteriormente com o Windows 8, mas que falhou, principalmente por tentar forçar, logo nos desktop, plataforma onde a Microsoft já está consolidada, uma interface própria e característica de mobiles, resultando no estranhamento e rejeição por parte dos usuários.

 

Nossa opinião

 

Já existe no mercado essa tendencia dos sistemas operacionais serem usados em varias plataformas diferentes a muito tempo, o Linux é usado em desktops, computadores de grande porte e ainda com recursos ainda mais limitados que os desktops comuns. A Apple, como citado acima, vem conseguindo exito com seu sistema tanto no computador de mesa quanto em seu mobile. A Microsoft tentou mas acabou falhando por seguir um caminho que iria de encontro ao usuários, não ao encontro, resumindo, tomou decisões  erradas. A Microsoft é uma empresa tarimbada no mercado, já ditou regras e padrões.

 

Hoje ela já não goza da mesma influencia de outora, principalmente pela mudança de paradigma que o mercado vem enfrentando a um bom tempo. O carro chefe da Microsoft, que ainda é o Windows, é um produto muito bom dentro daquilo que faz, e faz muito sucesso dentro de arquiteturas dominantes, mas que encontram queda de mercado grandiosa. Independente do Pc de mesa, por ventura, vier a desaparecer do mercado (acreditamos que isso não vai acontecer, mas isso é conversa para outra matéria), um fato é que ele encontra franca queda em vendas quase inversamente proporcional ao aumento de demanda de smartphones e esse é um segmento que a Microsoft sabe que tem que entrar para poder se manter atualizada no mercado, mas a  mesma provavelmente aprendeu a lição com o Windows 8 e o Windows Phone, então talves aguardemos ainda um relativo tempo para que vejamos um produto com qualidade superior as suas anteriores investidas, lembrando que a Microsoft já está investindo muito nessa questão de integração, como por exemplo, com o Universal Windows Platform, Conjunto de API's para desenvolvimento de softwares que rodam tanto no Windows 10 para desktop quanto para o Windows 10 Mobile. Se a causa da espera é nobre então vale a pena esperar!!!

 

Até a próxima matéria!!!
 



andromeda
andromeda os
microsoft
windows
windows 10
modular
mobile




Gostou da matéria?

Mande uma mensagem diretamente para nosso sistema e assim que possível te responderemos. Aproveite para sugerir alguma matéria também.

Que tal compartilhar com seus amigos

Compartilhe em suas redes sociais, isso irá ajudar outras pessoas a conhecer nosso trabalho